Semace apreende 250 kg de carvão que iriam para churrascaria em Fortaleza

23 de abril de 2010 - 15:32

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Coordenadoria Florestal (Coflo), apreendeu ontem (22) dez sacas de carvão, totalizando 250 quilogramas, no bairro Rodolfo Teófilo em Fortaleza. Foram autuados os responsáveis pela churrascaria que compraria a carga e pelo caminhão que fazia o transporte. A irregularidade foi constatada porque a churrascaria não tem registro como estabelecimento consumidor, de modo que a distribuidora não estava autorizada a vender o carvão.

Os autuados devem comparecer à Semace a fim de assinar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), a partir do qual será definida a multa correspondente e o prazo para a regularização. O estabelecimento pode ser fechado se não cumprir essas recomendações.

A denúncia foi encaminhada à Semace pela Companhia de Policiamento Militar Ambiental (CPMA). A engenheira florestal que participou da operação, Maria da Conceição Costa, do Núcleo de Cadastro e Extensão Florestal (Nucef), explica que o comprador e o distribuidor são responsabilizados para garantir que ambos respeitem as normas ambientais. “Com o plano de manejo do distribuidor e o cadastro de consumidor do estabelecimento, sabemos a origem e o destino do carvão comercializado. Sem esse controle, o carvão poderia vir de desmatamento criminoso”, esclarece.

Roberta Felix
Assessoria de Comunicação da Semace