Reunião discute bioconstrução e fossas biosanitárias

20 de abril de 2010 - 15:10

Foi realizado ontem (19), no auditório Régia Nântua da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), reunião entre membros da autarquia, Fundação Brasil Cidadão, e o professor de geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC), Jeovah Meireles. O intuito do encontro foi apresentar projetos nas áreas de bioconstrução e fossas biossanitárias, buscando o apoio da Semace para a sua realização.

A reunião teve como pautas: fossas biossanitárias , criação de mosaicos em Icapuí, criação de refúgio da vida silvestre e preservação de espécies ameaçadas. Através delas, a intenção é elaborar um plano de ação para a proteção de “periquitos de cara suja”, que atualmente é considerado endêmica de Baturité (limitado à região), “soldadinho de Araripe” (única espécie endêmica do Ceará) e o peixe-boi.

O estudo propõe alternativas de convivência entre os moradores nativos com as unidades de conservação, onde eles possam tirar o seu lucro sem degradar o meio ambiente. Para isso está sendo analisado medidas, tais como, a capacitação da população nativa em realizar o aproveitamento de algas marinhas na produção de cosméticos, com o projeto “Mulheres de Corpo e Alga”.

O grupo pretende também elaborar um estudo mais aprofundado em Baturité sobre a fauna da região, bem como as condições de vida das espécies ameaçadas e fazer um mapeamento de animais que estão em extinção.

Ana Maria Freitas
Assessoria de Comunicação- Semace