Semace integra a comissão julgadora do Prêmio Cepimar de Responsabilidade Socioambiental

19 de abril de 2010 - 13:53

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente, através do Núcleo de Análise e Monitoramento (Nuam), está participando da comissão julgadora do Prêmio Cepimar de Responsabilidade Socioambiental 2009, instituído pela Federação das Empresas dos Transportes Rodoviários dos Estados do Ceará, Piauí e Maranhão. O prêmio é concedido anualmente a empresas de transporte coletivo de passageiros, reconhecendo aquelas que pratiquem a sustentabilidade e realizem programas que beneficiem aos trabalhadores e às comunidades. A solenidade de entrega ocorrerá em maio.

A gerente do Nuam, Magda Kokay, é uma das três examinadoras da comissão julgadora. Segundo ela, um dos critérios para a pontuação das empresas é a qualidade da fumaça emitida pelos veículos. “Tem tudo a ver com a ação do Nuam, porque as empresas concorrentes fazem parte da categoria alvo da Operação Fumaça Negra. Se a empresa tiver sido autuada nas blitze da Semace, tem a pontuação diminuída”, explica. As avaliações desta edição já foram encerradas.

Para participar, os interessados enviam à Cepimar quatro formulários contendo informações referentes ao perfil da empresa, indicadores de processos, indicadores internos (alimentação, capacitação profissional/educação, meio ambiente, saúde/segurança e medicina do trabalho e programas legais) e indicadores externos (descrição de até cinco ações da empresa desenvolvidas em benefício das comunidades).

Cada estado integrante da Cepimar tem premiação independente e regulamento próprio. Podem concorrer empresas urbanas, metropolitanas, intermunicipais ou interestaduais, de fretamento ou transporte de cargas, com sede em um dos três estados contemplados. O prêmio tem como objetivo incentivar uma gestão socioambiental adequada, em harmonia com os cenários econômicos, políticos e tecnológicos da atualidade.

Roberta Felix
Assessoria de Comunicação da Semace