Itaitinga recebe “Operação Fumaça Negra”

15 de abril de 2010 - 13:35

A cidade de Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza, recebeu nesta quarta-feira (14) técnicos da Operação Fumaça Negra, realizada pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio do Núcleo de Análise e Monitoramento (Nuam). O programa tem como objetivo minimizar os impactos negativos causados à atmosfera pelos veículos automotores do ciclo diesel, que contém irregularidade em seus motores, tais como: bico injetor desregulado, problemas na bomba injetora, sujeita no filtro de ar, combustível de má qualidade, dentre outros problemas causados pela falta de manutenção.

A operação teve inicio às 9h e  encerrou às 11h da manhã, contando também com a participação da Companhia de Policiamento Militar Ambiental (CPMA) e da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil do Município (Semad). O programa que teve caráter educativo, contabilizou 60 veículos vistoriados. Dentre eles, sete foram autuados por atingirem 60% ou mais da densidade colorimétrica na escala de Ringelmann, desrespeitando o limite considerado normal, que é até 40%. Os motoristas infratores têm o prazo de 15 dias para apresentarem os seus veículos regularizados na sede da Semace para que a multa seja retirada.

A blitz, solicitada pelo prefeito de Itaitinga, Abedias  Patrício, e pela secretária municipal do Meio Ambiente, Maria Valdicelia Cavalcante, teve o intuito conscientizar os motoristas quanto aos malefícios causados pela fumaça negra. Os automóveis não vão ser penalizados, mas caso a exigência não seja cumprida, a multa, que varia de 1.060,03 à 4.240,12, será cobrada.

De acordo com o geólogo e fiscal de pedreiras e cerâmicas da Semad, Ronner Ferreira, foi muito importante a convocação da Semace ao local, que além de desenvolver o projeto “Fumaça Negra” , aproveitou a ocasião para também vistoriar carregamentos de madeiras, que tem grande fluxo no local. Segundo o fiscal ambiental da Semad, Francisco Iranildo Vieira, a atuação da Semace tem influenciado de forma positiva, só esse ano já é a segunda blitz no interior e foi constatado uma diminuição de 40%  da emissão de fumaça poluente.

Ana Maria Freitas