Semace apreende quatro caminhões com areia ilegal no Cariri

8 de abril de 2010 - 16:07

Em mais uma ação visando combater a extração ilegal de recursos minerais, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio do seu escritório regional do Cariri, em parceria Companhia de Policiamento Militar Ambiental (CPMA), apreendeu quatro caminhões, cada um com 20 metros cúbicos de areia para construção, a chamada areia lavada. A ação aconteceu na manhã desta quinta-feira, 08, no município de Barbalha, no sul do Ceará.

O material estava sendo retirado sem autorização ambiental do rio Salamanca, na localidade de Cabeceiras, a cerca de três quilômetros da sede de Barbalha. Os responsáveis pela extração ilegal da areia foram conduzidos para a Delegacia de Polícia daquela cidade. Na ocasião, foi lavrado o Termo Circunstancial de Ocorrência (TCO), resultando na autuação dos mesmo, em flagrante, nos artigos 44 e 55 da Lei Federal 9.605 de 1998, a Lei de Crimes Ambientais.

Após esses procedimentos, os caminhões foram levados para sede da Semace-Cariri, no município de Crato, onde foram assinados os termos de audiência, obrigando os responsáveis a se regularizarem de acordo com a legislação ambiental vigente. A areia ficará apreendida no depósito da autarquia, que fica ao lado da sede regional.

Fhilipe Augusto