Aberta oficialmente a Festa Anual das Árvores 2010

23 de março de 2010 - 15:57

A solenidade de abertura oficial da Festa Anual das Árvores 2010, promovida pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), na manhã desta terça-feira, 23, contou com uma boa presença de público na sede da autarquia. O objetivo da campanha é conscientizar a população sobre a importância das árvores para a qualidade de vida e a manutenção do equilíbrio ambiental. Na oportunidade, estiveram presentes autoridades e representantes de instituições públicas e privadas do Estado, grupos de escoteiros e sociedade civil. Este ano, a árvore-símbolo é a cumaru, encontrada em nossa Caatinga, mas com risco de extinção.

O evento teve início com a apresentação do Coral Verdes Vozes da Semace, na qual o grupo cantou músicas que homenageavam o meio ambiente. Um momento especial do “pocket-show” foi a música Cumaru, de composição da maestrina Ana Cléria Rocha, dedicada à árvore-símbolo desta edição. Em seguida, foi a vez da superintendente da Semace, Lúcia Teixeira, dar as boas vindas a todos e falar da importância das árvores para o mundo. “Ela é um símbolo de generosidade da natureza conosco e nós, muitas vezes, não nos lembramos de todas as benfeitorias proporcionadas por elas”, ressaltou.

Para Virgínia Carvalho, titular da Coordenadoria de Extensão e Educação Ambiental (Codam) da Semace, é necessário um trabalho de conscientização da sociedade para o plantio de árvores nas cidades, o que resultará em um bem estar para a população e o meio ambiente. “Precisamos cada vez mais arborizar nossas cidades. Fortaleza, por exemplo, possui poucas áreas verdes”. Virgínia finalizou falando do poder que a cumaru possui. “Ela nos oferece tudo: oxigênio, beleza, sombra, frutos e ainda tem fins medicinais”, concluiu.

Na ocasião, o Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam) lançou uma cartilha de figurinhas sobre a Caatinga, como parte do projeto Mata Branca, a ser adotada nas escolas dos municípios de Tauá, Quiterianópoles, Parambú, Novo Oriente, Independência e Crateús, na região dos Inhamuns. De acordo com Tereza Farias, presidente do Conpam, o objetivo é passar para os alunos todos o programas desenvolvidos pelo projeto. Encerrando a programação de abertura, o engenheiro agrônomo da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Eisenhower Carvalho Gomes, ministrou uma palestra com a temática “Desmatamento e Aquecimento Global” para o público presente.

Durante toda esta semana, a Semace estará doando, em sua sede, mais de 10 mil mudas nativas e frutíferas. O cidadão que tiver interesse em adquirir a sua, basta comparecer ao local e terá direito de levar até cinco mudas. A programação vai até o dia 30 de março nos municípios participantes. Em Fortaleza, as atividades se encerram no domingo, 28, com um passeio ciclístico que vai sair da Semace em direção à Avenida Beira Mar e voltando, em seguida, para a autarquia.

Serviço:
Informações sobre doações de mudas, programações nos municípios e passeio ciclístico: Codam – 3101-5529 ou 3101-5530.
Semace: Rua Jaime Benévolo, 1.400, Bairro de Fátima, Fortaleza-CE.

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação da Semace
3101-5554