Operação Fumaça Negra acontece em Fortaleza, Aracati e Aquiraz

22 de março de 2010 - 15:53

Nos dias 16, 17 e 18 deste mês, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio do Núcleo de Núcleo de Análise e Monitoramento (Nuam), realizou em Fortaleza e nos municípios de Aracati e Aquiraz, a operação Fumaça Negra. A ação, que tem como objetivo monitorar e minimizar a emissão da fumaça dos veículos a diesel, contou com o apoio da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania de Fortaleza (AMC) e da Polícia Rodoviária Estadual.

Durante a operação, a equipe de técnicos da Semace realizou blitz de fiscalização em pontos estratégicos das localidades. De acordo com o Nuam, em três dias de Fumaça Negra, 198 veículos a diesel foram vistoriados, sendo que nove receberam auto de infração por apresentarem índices superiores a 60% na Escala de Ringelmann, valor considerado fora dos padrões. Os motoristas autuados que apresentarem à Semace o veículo regularizado no prazo de até 15 dias, terão o benefício de redução da multa em 50%.

Hoje, os valores das multas variam entre R$ 1.060,03 à R$ 4.240,12, com índices da Escala de Ringelmann de 60% a 100%. “A vantagem é que o condutor não é penalizado com pontos na carteira. A multa incide somente no proprietário do veículo. Os carros que oscilam entre 40% e 60%, devem ficar atentos para a regularização”, explica a equipe de técnicos da Semace.

Sobre a Escala de Rigelmann:

Trata-se de uma escala gráfica para avaliação colorimétrica de densidade de fumaça, constituída de seis padrões com variações uniformes de tonalidade entre o branco e o preto.

Para descobrir se o veículo está emitindo fumaça acima do permitido, utiliza-se a Escala de Ringelmann e compara-se com padrões estabelecidos pela legislação ambiental.

Ana Luzia Brito
Assessoria de Comunicação da Semace