Festa Anual das Árvores em 60 municípios

18 de março de 2010 - 15:52

No Ceará, o mês de março é marcado pelo início das chuvas e por ações de preservação e educação ambiental em todas as regiões. A Festa Anual das Árvores, promovida pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), põe em evidência a importância do reflorestamento e da preservação das espécies nativas. Em 2010, a programação vai de 22 a 28 de março, em Fortaleza e mais 59 municípios, e homenageia a árvore cumaru. A abertura oficial será no dia 23, a partir das 8:30 horas, na Semace.

A solenidade terá a presença de autoridades e representantes de instituições públicas e privadas do Estado, entre elas a superintendente Lúcia Teixeira e a presidente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), Tereza Farias. Em seguida, o Coral Verdes Vozes apresenta uma composição temática, dedicada à árvore-símbolo desta edição. Na oportunidade, será lançada uma cartilha de figurinhas sobre a Caatinga, dentro do projeto Mata Branca, a ser adotada nas escolas de cinco municípios da região dos Inhamuns. Encerrando a manhã, a palestra do engenheiro agrônomo da Funceme, Eisenhower Carvalho Gomes, desenvolve o tema “Desmatamento e Aquecimento Global”.

A programação continua com palestras, caminhadas ecológicas, blitze educativas, oficinas, arborização de espaços públicos e reflorestamento, entre outras atividades integradas aos eventos de cada município. No domingo, dia 28, um passeio ciclístico entre a Semace e a avenida Beira Mar encerra a festa.

Para a coordenadora de Extensão e Educação Ambiental da Semace, Virgínia Carvalho, a festa é um momento de conscientizar a população sobre a importância das árvores para a qualidade de vida e a manutenção do equilíbrio ambiental. “Temos um bioma único, que é a Caatinga, que precisa ser preservado. Por isso, a programação incentiva as pessoas a cuidarem das árvores e orienta para que plantem sem degradar o solo com queimadas para não acabar com espécies nativas”, explica.

Além dos usos mais conhecidos das árvores – paisagismo, fabricação de móveis, construções, manutenção da temperatura e recursos medicinais -, é importante preservar a mata nativa porque ela cumpre melhor as funções ecológicas e ajuda a manter a biodiversidade local, reforça a coordenadora.

Árvore homenageada

A cumaru (Torresea cearensis allemão), também conhecida como imburana, ainda pode ser encontrada no sertão cearense, mas está atualmente ameaçadas de extinção. A árvore nativa da caatinga é conhecida por seus múltiplos usos – os frutos são comestíveis, as sementes e cascas têm propriedades medicinais e aromáticas, a madeira é aproveitada em construções e utensílios.

Para que o cuidado com as árvores continue ao longo do ano, a coordenadora Virgínia Carvalho sugere que a população adote árvores e plante mudas em espaços disponíveis, como quintais, sítios, escolas, clubes etc. Durante a semana da festa, as mudas serão distribuídas gratuitamente: de terça a sexta, na Semace; sábado, das 16 às 20 horas no estande montado na avenida Beira Mar; e domingo, no mesmo local, das 6 às 12 horas.

Passeio ciclístico encerra a Festa Anual das Árvores
Um passeio ciclístico vai encerrar a programação da Festa Anual das Árvores no dia 28 de março, domingo, com a participação de servidores do Estado e do público interessado. O percurso de ida e volta é de 15 quilômetros, saindo da sede da superintendência, passando pela Avenida Beira Mar, na Praça dos Estressados, e voltando à Semace. A concentração será a partir das 7 horas, com saída às 8 horas e encerramento previsto para as 11 horas.

Na Avenida Beira Mar haverá um estande da Semace em parceria com o projeto Farmácias Vivas, da Universidade Federal do Ceará. No local, serão distribuídas mudas de árvores frutíferas, lanches, camisetas e bonés para os participantes. Durante a atividade, as ruas não serão interditadas, mas haverá carros de apoio e batedores da Polícia Rodoviária Estadual para garantir a segurança dos ciclistas.

As inscrições dos servidores estaduais já estão abertas na Semace, por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental (Codam). Os interessados devem ligar para o setor, informando nome, e-mail e telefone. O público pode se inscrever com a empresa Sport & Bike, que vai organizar o passeio e disponibilizar bicicletas e capacetes para aluguel. Quem tiver interesse em alugar o equipamento deve avisar quando fizer sua inscrição e levar, no dia do evento, documento de identificação com foto e R$ 15,00. As inscrições se encerram na sexta-feira, dia 26.

Informações e inscrições (até o dia 26):
– Para servidores, com Roberta Creston ou Carla Lourena, pelos telefones 3101.5529 ou 3101.5530, de 8h às 12h e de 13h às 17h.
– Outras inscrições e aluguel de bicicletas com a empresa Sport & Bike (rua Ana Bilhar, 1680, Varjota). Telefone: 3267.7425

Programação em Fortaleza
– 23 de Março
Abertura Oficial