Semace participa de reunião sobre o projeto TI Verde

17 de março de 2010 - 15:52

Ontem (16) pela manhã, no Auditório Nântua Régia, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) participou de reunião sobre o projeto TI VERDE, elaborado pela Coordenadoria Estratégia de Tecnologia da Informação (COETI) da Secretária de Planejamento e Gestão (SEPLAG). O objetivo do encontro foi formatar um decreto regularizador do projeto que estuda estratégias para diminuição dos impactos negativos ao meio ambiente causados pelas novas tecnologias. O foco da discussão foi a implantação da consciência ambiental nas empresas.

Na ocasião foram levantadas propostas de ações preventivas como a contenção de lixo eletrônico, racionalização do uso de energia, eliminação do uso de papel nos fluxos dos processos organizacionais, redução de emissão de CO2 na atmosfera, dentre outras. Quanto a problemática do uso desacerbado de papel foi aprovado o uso de certificados digitais e cotas de impressão.

Para o Coordenador de Tecnologia da Informação da Procuradoria Geral do Ceará (PGE) presente na reunião, Alcy Pinheiro, a criação de diretrizes para a consciência responsável das empresas é muito importante. Segundo Pinheiro é preciso incentivar o uso de produtos que contenham o selo verde.

A reunião contou ainda com representantes da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz), Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e do Centro de Gestão Desenvolvimento Tecnológico (CGDT).

Ana Maria Freitas
Assessoria de Comunicação- Semace.
3101-5554