Mosaico de habitat é tema de palestra realizada na Semace

17 de março de 2010 - 16:33

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) realiza, na próxima segunda-feira (3), palestra sobre mosaicos de habitat e corredores, abordando perspectivas científicas e legais. O evento estava previsto para ocorrer no último dia 26, mas precisou ser remarcado. A apresentação é aberta ao público e tem início às 14 horas, no auditório Régia Nântua.

Mosaicos são conjuntos de áreas próximas, em que diferentes tipos de habitat formam uma rede, dentro da qual certas espécies se deslocam e interagem. O objetivo do evento é dar ao público uma introdução sobre o assunto, apresentando também algumas áreas prioritárias para a conservação da Caatinga e da Mata Atlântica no Ceará. O gerente da Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Pacoti, Thiago da Ponte, é quem vai conduzir a palestra.

Ele explica que os mosaicos e corredores têm importantes funções na biologia da conservação. Por exemplo, uma espécie animal presente em várias das regiões (manchas) que compõem o mosaico pode sofrer alguma agressão que leve à sua extinção em uma delas. Passado o dano, a população pode ser recomposta quando animais da espécie em questão migram para a mancha atingida, garantindo a sobrevivência das espécies e permitindo recompor o equilíbrio ambiental do lugar.

No âmbito da legislação ambiental, o conceito de mosaico se torna mais específico: é um conjunto de Unidades de Conservação (UCs) próximas, incluindo suas zonas de amortecimento e demais áreas protegidas. Além de permitir a gestão integrada das unidades, essa ferramenta facilita articulações institucionais para a conservação dos biomas e fortalecimento dos corredores ecológicos. O mosaico foi instituído pela Lei Federal Nº 9.985-00 (que criou o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza, SNUC).

Para saber mais sobre a palestra, falar com Thiago da Ponte, através do telefone: (85) 3101-5549.

Mosaico do CIPP

Entre as metas da Semace, destaca-se a criação do Mosaico de Unidades de Conservação (UC’s) no entorno do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), que tem como objetivo principal estimular a gestão integrada entre as diversas unidades de conservação da região, contribuindo para a preservação e conservação dos recursos naturais, bem como para o desenvolvimento sustentável do território onde se situam. O projeto tem como prioridade a preservação da paisagem e da biodiversidade, o desenvolvimento de atividades produtivas ligadas à cultura local, e a melhoria do entorno do CIPP. O Mosaico de UC’s do Entorno do CIPP englobará: Parque Botânico do Ceará, Estação Ecológica do Pecém, Área de Proteção Ambiental do Pecém, Área de Proteção Ambiental do Lagamar do Cauípe, Área de Proteção Ambiental Dunas do Paracuru, Área de Proteção Ambiental do Estuário do Rio Curu, Área de Proteção Ambiental do Estuário do Rio Ceará.

Serviço:
Palestra sobre mosaicos de habitat e conservação da biodiversidade
Palestrante: Thiago da Ponte (Técnico da Semace)
Local: Auditório Régia Nântua (Rua Jaime Benévolo, nº 1400 – Fátima)
Público-alvo: interessados em gerenciamento de Unidades de Conservação

Roberta Felix