Treinamento para agentes ambientais na APA da Serra da Aratanha

16 de março de 2010 - 15:49

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), através da Coordenadoria Florestal e do Núcleo de Articulação Gerencial de Unidade de Conservação (Naguc), realizou nos dias 11 e 12 deste mês, treinamento para a capacitação de agentes ambientais com professores e alunos dos municípios de Maranguape, Pacatuba, Guaiúba e Acarape. A ação teve como objetivo a formação e o comprometimento dos participantes com o projeto de arborização de seis escolas e uma creche, que será implantado na Festa Anual das Árvores.

De acordo com a gerente responsável pela Área de Proteção Ambiental da Serra da Aratanha, Joeni Dantas, ao todo, 86 professores e alunos foram capacitados com o treinamento. A ação contou com a colaboração do Núcleo de Cadastro e Extensão Florestal (Nucef), com a apresentação do técnico Flávio Antônio Oliveira, que abordou a técnica de como plantar uma muda e os cuidados até o seu crescimento.

Para melhor aprendizado, o treinamento foi encerrado com a prática do plantio de uma muda por cada escola. Ao final da capacitação, os grupos de agentes ambientais formados ficaram responsáveis pelo plantio das mudas nos respectivos colégios, bem como o acompanhamento do seu crescimento.

As instituições beneficiadas foram: Escola Polo do Atendimento Antônio Luís Coelho – distrito de Amanari, no município de Maranguape; Colégio José Tristão Filho – na sede do município de Guaiúba; Colégio Francisco Pereira de Andrade – Distrito de Itacima, em Guaiúba; Colégio Padre Atonio Crisóstomo – sede do município de Acarape; Colégio Francisco Rocha Ramos; Colégio José Neves, e professoras da Creche Centro de Educação Infantil – Raio de Luz.

Festa Anual das Árvores

O treinamento para Agentes Ambientais teve como motivação a Festa Anual das Árvores, comemorada no Nordeste, na última semana do mês de março. A Semace preparou uma programação especial, que vai do dia 22 de março ao dia 28 do corrente mês. Na APA da Serra de Aratanha teremos palestras e apresentação de vídeos relacionados ao meio ambiente. Além disso, será dado o ponta pé inicial no trabalho de reflorestamento do assentamento Salgado, no distrito de Amanari, em Maranguape.

Programação na APA da Serra da Aratanha
Maranguape: dia 22/03, nos horários 8h30 e 15h30, e no dia 24/03 às 9h30
Pacatuba: dia 23/03 a partir das 9h
Acarape: dia 25/03 a partir das 8h30
Guaiúba: dias 26/03 às 8h30 e 27/03 às 08h30

Ana Luzia Brito
Assessoria de Comunicação da Semace
3101-555