Trairi recebe nova reunião sobre conselho gestor da Apa do Rio Mundaú

16 de março de 2010 - 15:50

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) realizou uma reunião na última terça-feira (11), em Trairi, para reestruturar o Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) do rio Mundaú. O estuário abrange áreas dos municípios de Trairi e Itapipoca. O grupo de instituições participantes foi redefinido, passando a ser composto por 11 entidades governamentais e 11 não-governamentais.

“Com a participação de instituições que prestam serviços diferentes, incluindo os grupos comunitários, a gestão fica fortalecida”, avalia a gerente da Apa do Estuário do rio Mundaú, Telma Sampaio. O conselho deve elaborar um plano de ação baseado no plano de manejo para a área e receber denúncias, entre outras atribuições que serão definidas nas próximas reuniões. De acordo com o plano de manejo, alguns dos maiores problemas do local são a falta de saneamento básico, a ocupação indevida de dunas e o desmatamento do mangue.

As unidades de conservação são reguladas pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), instituído por meio da Lei Nº 9.985/2000. A representatividade e as estratégias de ação do conselho gestor da Apa do rio Mundaú foram discutidas por membros da Coordenadoria Florestal (Coflo) e do Núcleo de Articulações das Gerências de Unidade de Conservação (Naguc). Três reuniões já foram realizadas tendo como pauta a composição do conselho gestor, uma delas em Itapipoca e duas em Trairi. A próxima reunião acontecerá no dia 29 de abril, quando será discutido o Regimento Interno. Para mais informações sobre as reuniões, o telefone da gerência é (85) 3101 5548.

As instituições que compõem o Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental do Estuário do rio Mundaú são:

Entidades governamentais
* Ibama