Semace e entidades realizam seminário sobre licenciamento ambiental

25 de fevereiro de 2010 - 16:31

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), em parceria com o Fórum dos Consultores Ambientais e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), realiza nos dias 26 de fevereiro e 5 de março, de 8h às 17h no auditório da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), o 1º Seminário sobre Licenciamento Ambiental no Ceará. Na ocasião, a superintendente da Semace, Lúcia Teixeira, fará a abertura do evento.

O seminário tem como objetivo promover a qualificação de consultores ambientais, geólogos, biólogos, sociólogos, arquitetos, engenheiros, construtores, empreendedores, e servidores de entidades relacionadas com o tema. A iniciativa é uma oportunidade de ampliar e potencializar as atividades que utilizam de recursos naturais no Estado.

No Ceará, a tarefa de licenciar, denominada Processo de Licenciamento Ambiental, é efetuada pela Semace. Licenciar uma atividade ou empreendimento compreende em ordenar as atividades potencialmente degradadoras do meio ambiente, implementando medidas de controle e normas que proporcionam a conservação, defesa e melhoria do ambiente. O exercício é um dos mais eficazes mecanismos preventivos para a gestão ambiental.

O 1º Seminário sobre Licenciamento Ambiental no Ceará conta com o apoio da Cogerh, Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), Associação Profissional dos Geólogos do Ceará (APG-CE), Ordem dos Advogados do Estado do Ceará (OAB-Ce), Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema), Sindicato dos Engenheiros do Ceará (Senge), Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará (Sinduscon-Ce), Conselho Regional de Engenharia Arquitetura e Agronomia do Ceará (Crea-Ce) e Sindicato das Empresas da Indústria do Turismo do Ceará (Sintur).

Para mais informações através do telefone (85) 3101-5554, falar com Assessoria de Comunicação (Ascom) da Semace.

Ana Luzia Brito