Curso visa estreitar e padronizar ações entre Semace e CPMA

18 de fevereiro de 2010 - 16:25

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio das coordenadorias de Extensão e Educação Ambiental (Codam) e Florestal (Coflo), realizou nesta quinta-feira (18) e sexta-feira (19) um curso para a Companhia de Polícia Militar Ambiental (CPMA) e militares do programa Ronda do Quarteirão. Segundo Rosemeire Felício, gerente da Coflo, “os encontros visam fomentar as equipes sobre os procedimentos adotados pela Semace durante suas atividades de fiscalização, monitoramento e licenciamento”.

Na oportunidade, técnicos da Semace estão ministrando palestras que abordam um vasto conteúdo da legislação ambiental vigente. Nesta quinta-feira, a coordenadora do Núcleo de Articulação Gerencial de Unidades de Conservação (Naguc), Karina Sales, palestrou sobre um assunto de relevante interesse ambiental, as unidades de conservação.

Hoje, foi a vez dos técnicos do Núcleo de Cadastro e Extensão Florestal (Nucef) da autarquia, Leonardo Ferreira e Luciana Lucena, abordarem outras temáticas, como a do uso controlado do fogo (queimadas), desmatamento e o Documento de Origem Florestal – DOF, necessário para o transporte de matéria prima de origem florestal. O evento aconteceu no auditório Régia Nântua, na sede da instituição, em Fortaleza.

Para o Tenente-coronel Alencar da CPMA, o curso serviu para unificar, ainda mais, os trabalhos das duas instituições e o promover o fortalecimento da preservação do meio ambiente. “O objetivo foi aumentarmos a parceria com a Semace afim de poder melhor desenvolver os trabalhos de educação ambiental, bem como subsidiar melhor os procedimentos criminais. A capacitação deve ser sempre realizada, pois permite preparo e a motivação profissional”, relatou.

Alencar informou que esse foi o terceiro curso de capacitação que a corporação recebeu. E, em breve, participarão de outro, que terá a temática “Direito penal ambiental”, no qual a CPMA terá como parceiro o Ministério Público.

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação – Semace
3101-5554