Limpeza e reciclagem na praia da Lagoinha

10 de fevereiro de 2010 - 16:21

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio de suas coordenadorias Florestal (Coflo) e de Extensão e Educação Ambiental (Codam), promoveu nesta terça-feira, 09, duas ações com os pescadores da Colônia Z-25 da Lagoinha, no município de Paraipaba. A primeira consistiu em uma limpeza da faixa de areia da praia. Já a segunda, os participantes assistiram a uma oficina de reciclagem de garrafas pet, na qual aprenderam a produzir puffs com o material.

As atividades começaram às 8 horas com um mutirão de limpeza da praia da Lagoinha. Na oportunidade, as equipes recolheram plásticos, metais, borrachas, madeira e vidros em uma extensão de aproximadamente dois quilômetros. Para a guia turística Anastácia Andrade, o trabalho é de grande importância para o local, devido a grande quantidade de resíduos sólidos produzidos ali e trazidos pela maré, além de servir para conscientizar não só o turista, mas também os nativos.

“Está sendo ótimo. O turista ficava pisando no lixo quando vinha à Lagoinha. Falta consciência de todos, inclusive da população local, que deveria dar exemplo para quando os de fora chegassem se sentissem inibidos de sujar. Veja isso, uma lixeira bem ao lado e o povo ainda joga lixo na praia”, relatou Anastácia.

Em seguida, o grupo se dirigiu até a sede da Colônia de Pescadores Z-25, onde a técnica da Codam, Roberta Creston, promoveu a oficina de reciclagem. Roberta, além de ensinar a produzir puffs com garrafas pet já utilizadas, deu várias outra dicas e ressaltou a facilidade de reciclar. “Para trabalhar com material reciclado é bem simples, basta vocês usarem a criatividade que poderão criar vários objetos, como brinquedos, máscaras para o carnaval, móveis para casa, dentre outras coisas”, disse a educadora ambiental.

Durante a oficina, a presidente da Colônia de Pescadores Z-25, Francisca Barros, confessou o desejo de criar um ateliê para produzir materiais com produtos reciclados e citou o exemplo do sabão caseiro feito a partir do reaproveitamento do óleo de cozinha usado.

Limpeza mensal

Segundo Lúcia de Sousa, gerente da Área de Proteção Ambiental das Dunas Lagoinha, a Semace ficará realizando, a cada mês, a limpeza da praia da Lagoinha, na qual contará, sempre, com o apoio de diferentes setores que atuam naquela região litorânea.

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação – Semace
3101-5554