Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental do Estuário do rio Mundaú é tema de reunião

5 de fevereiro de 2010 - 16:19

No último dia 3, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), através da Coordenadoria Florestal (Coflo) e Núcleo de Articulações das Gerências de Unidade de Conservação (Naguc), realizou reunião para reestruturação do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) do Estuário do rio Mundaú. O evento aconteceu no Pólo de Lazer do Rio Mundaú, localizado no município de Trairi.

Na ocasião, o Naguc/Coflo apresentou as atribuições de um Conselho Gestor como: o fortalecimento da gestão participativa, a elaboração de plano de manejo da área, a participação na identificação de problemas de cunho ambiental e solucionamento, dentre outras. A gerência da APA também fez suas considerações expondo aos presentes o trabalho que vem sendo realizado pela Semace no local.

A próxima reunião sobre o conselho será realizada no município de Itapipoca que contém parte da unidade de conservação do rio Mundaú. Segundo a gerente Telma Sampaio, após esse encontro será possível visualizar todas as entidades que pretendem participar do conselho e com isso definir a sua composição. “Vamos juntar as representações dos dois municípios onde a APA está”, afirmou.

A reunião final está prevista para 11 de março, em Mundaú, na qual será concluída a composição do conselho, além de aprovado o calendário de encontros para discussões estratégicas e planos de ação. O regimento interno também será pautado para garantir a legitimidade do grupo.

Cotados para participar do Conselho Gestor
Várias entidades presentes se dispuseram a participar os representantes das instituições governamentais, CONPAM, COGERH, Superintendência do Patrimônio da União-SPU, Defesa Civil do estado do Ceará, UFC, Secretarias municipais do município de Trairi; Saúde, Turismo e Meio Ambiente, Educação, Cultura, Esporte, Vigilância Sanitária e Não governamentais; Associações locais, moradores e interessados. Resultando em 10 entidades governamentais e 11 não governamentais.

Luanna Patrícia
Assessoria de Comunicação – Semace