População pode ficar despreocupada com as manchas nas praias de Fortaleza

4 de fevereiro de 2010 - 16:16

A Superintendência Estadual Meio Ambiente (Semace), através do Núcleo de Análise e Monitoramento (Nuam), informa que a ocorrência de manchas de cor marrom em algumas praias de Fortaleza, notadamente no setor Leste (Praia do Futuro), geralmente confundida por parte da população como óleo proveniente de navios cargueiros, decorre de fenômeno natural resultante da alta concentração de microalgas planctônicas do grupo diatomáceas.

O motivo do surgimento dessas microalgas pode está associado a fatores físicos, químicos e abióticos, que acabam contribuindo para o aumento de nutrientes na água, bem como a direção dos ventos, temperatura da água, correntes marinhas e pluviometria.

Vale ressaltar que não foram identificados efeitos nocivos ao homem em contato direto com as microalgas. No entanto, recomenda-se evitar as áreas das manchas, uma vez que outras espécies marinhas com potencial tóxico poderão ficar retidas na massa de algas. Por isso, é bom que a população tenha cuidado e procure evitar nadar ou praticar outros esportes náuticos em locais com manchas de coloração suspeita, assim como o consumo de frutos do mar dessas áreas.

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação – Semace
3101-5554