1º Semace Itinerante chega à APA da Bica do Ipu

2 de fevereiro de 2010 - 16:14

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Coordenação Florestal (Coflo) e Núcleo de Apoio à Gerência de Unidades de Conservação (Naguc), realizou no município de Ipu, o “1º Semace Itinerante”. A ação, ocorrida nos dias 28 e 29 de janeiro, teve como objetivo ampliar o envolvimento da comunidade nas unidades de conservação, buscando construir uma cultura de valorização das áreas protegidas para a preservação do meio ambiente na localidade.

O Semace Itinerante visa possibilitar a sociedade uma consciência das situações que acarretam os problemas no ambiente local ou para a biosfera em geral.

Durante o evento, a população do município de Ipu teve acesso a atividades como seminários de orientação sobre desmatamento, queimada, uso indiscriminado de agrotóxicos, saneamento, recurso hídricos, licenciamento ambiental e a importância da preservação das unidades de conservação, além de blitz ambiental, oficina com reciclados, limpeza de rios, dentre outras.

A programação contou com a participação de alunos do Centro Vocacional Tecnológico (CVT), das escolas estaduais Murilo Rocha Aguiar, Tereza Odete, Auto Aragão, Projeto Jovem Empreendedor, agricultores de várias localidades e público geral.

“O real objetivo do evento foi atingido: levamos informação ao público inserido na unidade de conservação e em seu entorno. A Semace através da gerência da APA da Bica do Ipu, pretende realizar o trabalho de sensibilização e orientação de maneira contínua.”, ressalta a gerente da unidade de conservação, Vânisse Borges.

O “1º Semace Itinerante” foi encerrado com a realização de reunião para estruturação do Conselho Gestor da APA da Bica do Ipu. No encontro estiveram presentes representantes da prefeitura, da gerência regional da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos de Sobral (COGERH), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, responsável pelo Parque Nacional de Ubajara; e instituições governamentais e não governamentais. “O conselho gestor é a principal ferramenta para a gestão ambiental de uma unidade de conservação. Através dele é possível a construção do consenso e gestão dos conflitos envolvendo a conservação, proteção e o uso dos recursos naturais.”, explica Vânisse.

Ana Luzia Brito
Assessoria de Comunicação – Semace