Semace participa de reunião no Conama sobre lâmpadas fluorescentes e mercuriais

29 de janeiro de 2010 - 13:07

Na última quarta-feira (29), a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) participou de reunião no Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), em Brasília, para elaboração de uma nova resolução sobre lâmpadas fluorescentes e mercuriais. Foi a 4ª reunião da Câmara Técnica do Conama sobre a temática que envolve a definição da quantidade de mercúrio utilizada no material, o destino dado pelo consumidor comum e a disposição final desse tipo de produto. A Semace foi a única instituição de meio ambiente do Nordeste a participar do encontro.

Segundo Glória Gomes, química industrial da Semace e responsável pelo automonitoramento das indústrias, a resolução pretende estipular a “logística reversa”, na qual o consumidor comum devolveria as lâmpadas sem utilidade para os próprios distribuidores e revendedores. Essa medida evitaria possíveis problemas ambientais e de saúde pública causado pelo mercúrio contido nas lâmpada. “O contato com o mercúrio pode causar cegueira e até câncer”, ressalta Gomes.

Estão previstas novas reuniões do Conama sobre o assunto para março e abril, quando a Câmara Técnica voltará a discutir com as instituições de meio ambiente estaduais. A meta é que a resolução seja finalizada e publicada até maio de 2010.

Saiba mais
O Ceará é o único estado do Nordeste que possui inventário estadual de resíduos sólidos industriais, além de legislação sobre gerenciamento de resíduos sólidos (Lei nº 13.103/2001).

Luanna Patrícia
Assessoria de Comunicação – Semace