1º Semace Itinerante: Programa visa construir cultura de valorização ambiental

25 de janeiro de 2010 - 13:00

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Coordenação Florestal (Coflo) e Núcleo de Apoio à Gerência de Unidades de Conservação (Naguc), realizará de 28 a 29, no município de Ipu, o “1º Semace Itinerante”. O objetivo é ampliar o envolvimento da comunidade nas unidades de conservação, buscando construir uma cultura de valorização das áreas protegidas para a preservação do meio ambiente na localidade.

O Programa Semace Itinerante visa possibilitar a sociedade uma consciência das situações que acarretam os problemas no ambiente local ou para a biosfera em geral. A ação propõe a reflexão sobre as causas e meios, além das ações apropriadas, atendendo as diretrizes propostas pela lei nº 9.985, de 2002, referente ao Sistema Nacional das Unidades de Conservação da Natureza.

De acordo com a Gerente da Área de Proteção Ambiental (APA) da Bica do Ipu, Vânisse Borges, a programação abordará temas como desmatamento, agrotóxicos, queimadas, educação ambiental, saneamento, recursos hídricos e licenciamento ambiental. “Nosso intuito é atingir o maior número de pessoas com o programa. Temos como meta trabalhar a sensibilização da população para enfatizar a importância da preservação do meio ambiente na APA da região e no entorno dela”, explica Vânisse.

Serão várias ações, durante os dois turnos, nos seguintes pontos da cidade: Casa de Cultura Valderez Soares, Praça Iracema, Riacho Ipuçaba, Escola Estadual Murilo Rocha Aguiar, Escola Auto Aragão e Escola Municipal João Sampaio de Araújo (Várzea do Jiló). Na sexta-feira, dia 29 de janeiro, na Casa de Cultura Valderez Soares, haverá uma reunião que irá estruturar o Conselho Gestor da APA da Bica do Ipu. Na ocasião, serão eleitas as instituições que deverão compor o mesmo.

Para mais informações sobre o “1º Semace Itinerante”, através da Gerência da Área de Proteção Ambiental da Bica do Ipu, no telefone: 3101-5554.

Ana Luzia Brito
Assessoria de Comunicação – Semace