Educação ambiental foi intensificada em todo o Estado

20 de janeiro de 2010 - 12:57

O número de ações desenvolvidas em prol da educação ambiental foram intensificadas no decorrer do ano de 2009 pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). É o que aponta o balanço realizado pela Coordenadoria de Extensão e Educação Ambiental (Codam). Dentre as atividades que tiveram mais visibilidade estão o curso de Capacitação para Agentes Multiplicadores e o Programa Praia Limpa.

De acordo com a análise, no último ano foram realizadas 66 edições do curso de capacitação, divididadas em 55 municípios cearenses, beneficiando cerca de 48.510 pessoas, dentre público direto e indireto. O objetivo é sensibilizar e capacitar agentes multiplicadores quanto a proteção ambiental, através de mudanças de valores e atitudes, tornando-os capazes de disseminar a temática ambiental dentro de suas áreas de atuação.

Quanto ao Praia Limpa, em agosto de 2009 esse programa tornou-se de caráter permanente, sendo realizado em 32 oportunidades, tanto na Capital como nos municípios litorâneos do interior do Estado, abordando um público de 16 mil pessoas. A ideia é mostrar, através da informação de qualidade, como a sociedade pode contribuir para a conservação e proteção do meio ambiente, em especial o litoral.

Além disso, a Semace, por meio da Codam, promoveu três grandes campanhas educativas. A primeira foi a Festa Anual das Árvores, de 23 a 27 de março, que trabalhou a temática “Deixe a Consciência Ecológica Tomar Conta de Você”. Já no mês de junho, de 1 a 7, foi a vez de comemorarmos a Semana Nacional do Meio Ambiente, que enfocou o “Consumo Consciente”, e aconteceu em Fortaleza e mais 63 municípios interioranos.

Encerrando o ciclo, no mês de dezembro foi realizada a campanha do Dia Nacional de Limpeza de Praias, Rios, Lagos e Lagoas, que promoveu mutirões para o recolhimento do lixo dos recursos hídricos e de suas margens em 18 municípios. Os voluntários, juntamente com as equipes da Semace, retiraram uma grande quantidade de plásticos, borrachas, metais, madeiras e papéis.

Fora essas ações, a Codam organizou cinco fóruns ambientais na sede da Semace. Oficinas e palestras educativas também foram ministradas e coordenadas em diversos municípios cearenses, acontecendo 16 e 45 oportunidades respectivamente. A Sala Verde da Semace, espaço que recebe grupos institucionais para o aprendizado ambiental, recebeu durante o ano de 2009 dez visitas.

Fhilipe Augusto e Luanna Patrícia
Assessoria de Comunicação