Semace realiza monitoramento ambiental das águas dos principais rios do Estado Semace realiza monitoramento ambiental das águas dos principais rios do Estado

19 de janeiro de 2010 - 16:52

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio do Núcleo de Análises do Meio Ambiente (Nuam), apresenta o balanço do programa de monitoramento ambiental das águas superficiais dos principais rios do Estado e seus afluentes, referente ao ano de 2009. O balanço foi realizado através da análise de amostras coletadas das nascentes até a foz dos rios.

Atendendo o Programa de Monitoramento Ambiental, durante o ano anterior foram coletadas o total de 165 amostras de água de 11 bacias hidrográficas do Ceará. Na região metropolitana, os corpos hídricos contemplados foram: rio Cocó, Maranguapinho, Ceará, Gavião, Choró, Pacoti, Malcozinhado e Arerê.

No rio Cocó foram selecionados oito pontos de coleta, levando em consideração as fontes pontuais de poluição e o acesso ao leito do rio. Já nos rios Ceará e Maranguapinho, foram selecionados, respectivamente, cinco e seis pontos de coleta, desde suas nascentes até o deságue no rio Ceará, levando em consideração os mesmos fatores apontados para o rio Cocó.

Para este ano, a Semace irá elaborar o Relatório Parcial da caracterização dos ambientes com os resultados das análises das amostras coletadas durante os períodos de estiagem (agosto e novembro) de 2009. Os estudos serão correlacionados com as fontes poluidoras previamente identificadas e georeferenciadas ao longo dos percursos. O objetivo é que após a identificação das agressões ambientais sofridas pelos corpos hídricos, a instituição adote as providências cabíveis, visando solucionar os
problemas constatados.

Ana Luzia Brito
Assessoria de Comunicação – Semace