Semace inicia programação de limpeza na praia da Lagoinha

15 de janeiro de 2010 - 16:51

Inciando a programação de 2010, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Coordenação Florestal (Coflo), prepara-se para promover, em fevereiro, ações de limpeza na praia da Lagoinha, no município de Paraipaba. De acordo com a gerência da Área de Proteção Ambiental – APA das Dunas Lagoinha, o projeto consiste em realizar a cada mês uma limpeza, que contará com o apoio de diferentes setores que atuam na região litorânea.

A ideia surgiu na última quarta-feira, 13, quando a Semace e membros da Associação dos Bugueiros da Paraipaba e Lagoinha realizaram a limpeza na praia. Segundo Lúcia Sousa, gerente da APA, dos resíduos recolhidos, grande parte trata-se de materiais provenientes da atividade da pesca, como pedaços de cordas de nylon, tecidos de velas, restos de redes e de madeira das jangadas.

Durante a ação realizada, foi encontrado um esqueleto de golfinho. De acordo com a Associação de Pesquisas e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis), associação civil e filantrópica sem fins lucrativos e com ações voltadas para a preservação da biodiversidade, o mamífero chegou a óbito por ingerir pedaços de plásticos.

Com o objetivo de mudar esse quadro, a Semace organiza para o dia 25 de janeiro uma programação com palestra de conscientização e cuidados com a fauna marinha e o destino adequado para os resíduos gerados pelos pescadores. A ação terá como público membros da colônia de pescadores Z-25 da Paraibapa e Lagoinha.

O projeto de limpeza nas praias terá extensão durante todo o ano de 2010. A ação deverá ter como participantes: Associação dos Feirantes e Artesãos de Paraipaba, Associação de Hotéis e Pousadas, grupos de guias turísticos, vendedores ambulantes e proprietários das barracas da Lagoinha.

Saiba mais
Contato da Aquasis para resgates: (85) 9675.0665

Ana Luzia Brito
Assessoria de Comunicação – Semace
3101-5554