Semace realiza oficina e palestras sobre meio ambiente em Cruz

14 de janeiro de 2010 - 16:48

Semace realiza oficina e palestras sobre meio ambiente em Cruz

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), através da Coordenadoria Florestal (Coflo), promoveu a feira ambiental “Semace e Você” durante a semana de comemoração do jubileu de Prata do município de Cruz. As atividades foram realizadas no decorrer do último dia 12 dentro da programação geral, coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente municipal.

O evento ocorreu numa das praças da cidade, sendo iniciado com encenação de peça teatral de alunos das escolas municipais sobre aquecimento global. Logo após, outra estudante cantou música ressaltando a importância do meio ambiente. A programação cultural foi encerrada com apresentação do Grupo Batucan, que utiliza instrumentos feitos de material reciclado, como panelas, garfos e baldes.

Em seguida, a gerente da gerente regional da área da qual Cruz faz parte, Karina Sales, fez a abertura oficial da feira e coordenou a roda de conversas sobre unidades de conservação da natureza e recursos hídricos. Ainda pela manhã houve a oficina de produção de mudas (hortícolas, frutíferas e ornamentais) para os estudantes presentes. Enquanto isso, as crianças menores de seis anos participaram do “Espaço da Criança Verde” na brinquedoteca local. As monitoras foram orientadas pela Semace a desenvolverem atividades de cunho educativo ambiental envolvendo contação de histórias, pintura, etc.

No período da tarde, o assunto tratado pelo gerente da Área de Proteção Ambiental de Jijoca, José Bezerra, foi Resíduos Sólidos e Agenda 21. De acordo com Bezerra, o trabalho teve como objetivo alertar a população para desenvolvimento de uma realidade voltada para a sustentabilidade. “Apresentamos a linha histórica da Agenda 21 durante a palestra e sugerimos às escolas presentes fazer o recolhimento de lixo especial”, explicou. A programação foi encerrada com a oficina de arte com PET, voltada para os jovens, que transformou garrafas pet em diversos outros objetos.

A Semace ainda participou com o conteúdo sobre unidades de conservação na cartilha “Conhecendo o meio ambiente”, lançada durante o evento.

Luanna Patrícia
Assessoria de Comunicação – Semace