Semace intensifica monitoramento dos postos de serviços e combustíveis e lava jatos
12 de janeiro de 2010 - 16:46
A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio do Núcleo de Análises e Monitoramento (Nuam), concluiu o balanço do Programa de Monitoramento dos Postos de Serviços e Lava-Jatos de 2009. O programa, iniciado em 2007, objetiva estabelecer normas, métodos, ações preventivas e corretivas para o controle ambiental dos estabelecimentos.
De acordo com o Nuam, desde o início do monitoramento até 2009, a quantidade de postos inspecionados obteve uma crescente. Há três anos, o número de estabelecimentos vistoriados pela Semace foi de 1.048, gerando 219 autos de constatação por irregularidades ambientais. Já no ano passado, logo após um trabalho educativo para conscientização dos proprietários de postos e lava-jatos, as autuações foram reduzidas para 204 casos, enquanto os postos monitorados subiram para 1.168.
O monitoramento consiste em verificar a inspeção dos postos, requisitos legais, a veracidade dos dados na placa de licenciamento, regularização do empreendimento, avaliar o tratamento da prestação de serviços em relação a lavagem de veículos, a instalação do estabelecimento, dentre outras atribuições expedidas pela Semace.
Para 2010, a expectativa é dar maior enfoque nos lava-jatos com relação à formalização da atividade e solicitação
do licenciamento ambiental
, além de averiguar rigorosamente a instalação de estabelecimentos em Áreas de Preservação Permanente (APP’s).
Ana Luzia
Assessoria de Comunicação – Semace