Quase cinco mil veículos foram vistoriados pela Semace em 2009

11 de janeiro de 2010 - 16:45

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio do Núcleo de Análise e Monitoramento (Nuam), realizou, durante o ano de 2009, 120 blitze da Operação Fumaça Negra. O objetivo foi minimizar a poluição atmosférica ocasionada pela emissão de material particulado proveniente das descargas dos veículos movidos a diesel que circulam com os motores desregulados, tais como ônibus, caminhões, caminhonetas, e transportes alternativos.

Ao todo, 4.793 veículos foram vistoriados. Desse total, 95,8% estavam dentro dos padrões estabelecidos. E, apenas, 4,2% foram autuados por irregularidades. A medição é feita através do nível de fumaça na escala de Ringelmann, a qual é constituída de cinco colorações, que variam de cinza claro ao preto total. As emissões de 0% a 40% são consideradas normais. Acima disso, o veículo é autuado e multado.

De acordo com a Portaria Nº 136, de 23 de julho de 2007 da Semace, os veículos irregulares têm 15 dias, a partir da autuação, para comparecerem à sede da entidade para passar por uma nova vistoria. Caso seja constatada a sua adequação aos padrões, o proprietário do carro tem o benefício da redução de 50% do valor da multa, que pode variar de R$ 1.078,95 a R$ 4.315,81.

Esse programa existe desde 1990. Na época, o índice de veículos fora dos padrões era de 34,5%, mostrando a importância dessas blitze para a redução de emissão gasosa por veículos movidos a diesel e uma maior conscientização da população.

A emissão de fumaça negra é o resultado de uma combustão incompleta e está associada a problemas operacionais e de manutenção, podendo acarretar doenças relacionadas ao aparelho respiratório e cardiovascular, bem como alterações no clima terrestre.

A Semace contou sempre com o apoio da Companhia de Polícia Militar Ambiental (CPMA), polícias rodoviária Estadual e Federal e dos departamento municipais de trânsito.

Metas para o ano de 2010

O programa Fumaça Negra tem como meta para esse ano intensificar o número de blitze no interior do Estado; implementar o uso do opacímetro (aparelho que auxiliará a medição do índice de fumaça) nas blitze e criar um certificado de índice de fumaça para as empresas transportadoras.

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação – Semace
3101-5554