Redondo é demolido em Jericoacoara

21 de dezembro de 2009 - 16:47

O Centro de Informações Turísticas localizado em Jericoacoara, conhecido como Redondo, foi demolido na última sexta-feira (18). A ação atende determinação da 18ª Vara da Justiça Federal que julgou procedente o pedido do Ministério Público Federal para que fosse retirado o prédio da localidade.

A demolição do Redondo era uma reivindicação antiga dos moradores, que desde o início foram contra execução da obra por esta obstruir a vista da praia. O prédio foi construído em 2002, pelo Governo Federal, na extinta Área de Proteção Ambiental (APA) de Jericoacoara, para ser um Centro de Informações Turísticas. Na época, a área estava sob a gestão do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

A vila de Jericoacoara é de responsabilidade do Governo do Estado, representado pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), desde 2007, quando a Área de Proteção Ambiental (APA) de Jericoacoara foi extinta do âmbito federal. Desde então, a superintendência vem acompanhando as questões ambientais do local.

Em relação ao Redondo, as primeiras reuniões para discutir a demolição aconteceram no começo deste ano depois que a população destruiu grande parte da estrutura do prédio. Os debates foram promovidos pela Semace em parceria com Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio), Companhia de Polícia Militar Ambiental (CPMA) e conselho comunitário de Jericoacoara.

Histórico sobre demolição do Redondo
No final de 2008, um levantamento fundiário realizado pelo Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace) apontou as ocupações irregulares da vila de Jericoacoara, que deveriam ser demolidas. A população questionou a não inclusão do Redondo na lista de construções. A Semace argumentou que o Redondo, como obra federal, não poderia ser destruído pelo Governo Estadual, o que levou os moradores a derrubarem grande parte do prédio por conta própria.

Logo depois, em 2009, a Semace elaborou laudos sobre a inviabilidade da construção que apresentava risco à segurança e à saúde pública, além da insatisfação do público local. Várias reuniões foram realizadas para discutir a temática, com a presença do Ministério Público Federal, prefeitura de Jijoca, Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio), Secretaria de Turismo do Estado (Setur), além do Conselho Comunitário, Associação para o Desenvolvimento do Turismo de Jericoacoara e Associação das Pousadas locais.

Luanna Patrícia
Assessoria de Comunicação – Semace