“Água pra que te quero!” movimenta o Cariri

21 de dezembro de 2009 - 15:42

O projeto “Água pra que te quero!” está em fase final de documentação fotográfica. Este mês, três municípios já foram visitados, Barbalha (4 a 8) Crato (11 a 15) e Juazeiro do Norte (17 a 20), todos pertencentes à bacia hidrográfica do Salgado, na região do Cariri. O objetivo é relatar, por meio de fotos, a relação água e homem, num contraponto entre práticas positivas e negativas do uso da água no cotidiano urbano e rural.

Na oportunidade, em cada cidade foi realizada uma ação cultural. A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), através do escritório regional no Cariri, participou ministrando palestras educativas no tocante à preservação ambiental e ao uso sustentável da água, além da distribuição de mudas. A equipe do projeto fez, também, uma exposição fotográfica, intitulada Varal das Águas, com fotos de outros municípios já visitados e conversou com a população sobre o que é o “Água pra que te quero!”.

Ao todo, o projeto documentará três bacias hidrográficas, a do Banabuiú, Alto Jaguaribe e Salgado, totalizando 12 municípios. Segundo Nívia Uchôa, fotógrafa e idealizadora do “Água pra que te quero!”, com o final aproximando-se, é grande a empolgação. “Esperamos ter plantado sementes que possam ter retirado os costumes negativos da população e ressaltado os positivos”, disse. A última cidade a ser visitada será Brejo Santo, no período de 14 a 17 de Janeiro 2010.

Concluída esta fase de documentação, será produzido um livro, que trará, além das fotos, alguns textos com uma linguagem bem popular, uma espécie de diário de campo com dados estatísticos, para ser distribuído em escolas, bibliotecas, centros culturais e outros locais que a população possa ter fácil acesso, informou Nívia Uchôa.

O “Água pra que te quero!” é uma realização da Poesia da Luz, com a consultoria da AnimaCult, apoio da Expresso Guanabara, apoio cultural do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria Estadual da Cultura, pela lei nº. 13.811 de 16 de agosto de 2006 (do edital Mecenas), apoio institucional da Semace e agradecimento à Companhia Energética do Ceará (Coelce).

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação – Semace