Semace apreende carvão e pedras no Cariri

17 de dezembro de 2009 - 15:41

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), em uma de suas fiscalizações rotineiras e atendendo à denúncias feitas pela população, apreendeu na região do Cariri, no sul do Estado, 65 sacos de carvão vegetal e duas carradas de pedra tosca, utilizada para fazer calçamento e meio fio.

O carvão foi apreendido graças a uma denúncia feita à Semace na última sexta-feira, 11, no bairro Romeirão, na cidade de Juazeiro do Norte. A irregularidade foi constatada por se tratar de um estabelecimento comercial de matéria prima vegetal que funcionava sem a documentação necessária emitida pelo órgão ambiental competente.

Já as duas carradas de pedra tosca ficaram retidas por estarem sendo transportada sem a comprovação que teriam sido extraídas de pedreira licenciada. As pedras foram detectadas durante uma blitz da Operação Fumaça Negra – que inspeciona veículos do ciclo diesel quanto a emissão gasosa – na terça-feira, 15, na Avenida Padre Cícero, no Crato.

O material foi recolhido para o escritório regional da Semace no Cariri, que fica localizado no município de Crato, onde ficará armazenado, podendo ser doado para fins filantrópicos, desde parecer favorável da Procuradoria Jurídica da autarquia.

A população cearense pode denunciar qualquer tipo de irregularidade junto ao meio ambiente através do Disque Natureza da Semace: 0800-275-2233. A ligação é gratuita e, caso o denunciante deseje, preservará a identificação do mesmo.

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação – Semace