Governo do Estado entrega 173 títulos de posse

16 de dezembro de 2009 - 15:08

O Governo do Estado do Ceará entregou, no último dia 15, 173 títulos de posse para moradores das comunidades do Tapuio, Bolso e Chaves, em São Gonçalo do Amarante. A solenidade contou com a presença do chefe de gabinete do Governo, Ivo Gomes, do superintendente do Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace), Francisco Bessa, e da Superintendente Estadual do Meio Ambiente (Semace) e coordenadora do Grupo de Monitoramento de Ações Institucionais e Setoriais (Gmais), Lúcia Teixeira.

Maria Perpetuo Oliveira do Nascimento, 60 anos, foi a primeira a receber o novo título. Ela mora com o esposo e cinco filhos há sete anos no sítio do Bolso. Com a posse da terra assegurada, agora vai receber uma indenização pela desapropriação do terreno. “Faltava só isso”, informa. Apesar de “adorar” o Bolso, Dona Maria vê vantagens na mudança. Deseja ir para zona urbana de São Gonçalo do Amarante, pois no inverno é difícil a locomoção no Bolso. “Tenho vontade de morar perto da rua, do hospital. É melhor para meu marido que tem 83 anos e está doente”, explica.

De acordo com a coordenadora do Gmais, somente algumas propriedades que estão inseridas no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) serão desapropriadas. Lúcia Teixeira explicou ainda que entrega de título faz parte da política de regularização fundiária do Governo do Estado está realizando em 121 municípios em parceria com o Governo Federal. Ressaltou que essa é a primeira leva de títulos e que a ação também será implantada em Caucaia.

Ivo Gomes ressaltou que a entrega de títulos simboliza o diálogo do Governo com as pessoas. “Estamos titulando não só para desapropriar, mas para garantir que o cearense seja dono de sua própria terra”, afirmou. Ele ressaltou a preocupação do Estado do Ceará em trazer empreendimentos para a região do CIPP e garantir que a população local seja beneficiada com a geração de emprego e renda. Informou que o Governo irá investir R$ 30 milhões na construção de um Centro de Treinamento Técnico Corporativo, para capacitar quem tiver interesse em trabalhar nas empresas que irão se implantar no CIPP.

Manuella Nobre
GMAIS CIPP