Semace se prepara para elaboração de Programa Estadual de Florestas

15 de dezembro de 2009 - 15:05

NATAL/RN – Na última semana, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) participou do Curso de Formulação de Políticas Florestais e Elaboração de Programas Estaduais de Florestas, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). Foi enviada para oportunidade uma equipe do Núcleo de Extensão e Controle Florestal (Nucef) da Coordenadoria Florestal (Coflo).

O evento abordou vários aspectos da política florestal visando desenvolver a análise crítica sobre trabalhos e elaborar estratégias de formulação de Programas Estaduais de Florestas. Segundo a gerente do Nucef, Gisa de Paula, o curso propiciou um direcionamento para as possíveis ações a serem desenvolvidas pelos estados. “Cada estado expôs suas maiores dificuldades e percebemos que as demandas são semelhantes. O curso nos ajudou a dividir as principais temáticas para iniciarmos os trabalhos”, afirmou.

De acordo com Gisa, dentre os assuntos mais recorrentes abordados estiveram demandas de infraestrutura, reposição florestal, unidades de conservação, reserva legal, recuperação de áreas degradadas, fiscalização e controle. As linhas temáticas sugeridas para trabalho foram: apoio às unidades de conservação, fomento e manejo florestal, fortalecimento institucional, controle e monitoramento. “Em nenhum momento houve definições determinantes. O curso explorou algumas sugestões e maneiras de construirmos um programa florestal eficaz”, revelou. O grupo interestadual presente no curso optou pela criação de um grupo de discussão virtual que fortificará a troca de idéias.

Conforme a gerente, foi ressaltado que o processo de construção do Programa Estadual Florestal – PEF, deve ser o mais interativo possível, tendo interconectividade com os demais programas de governo. “Um trabalho como este demanda tempo e dinheiro. O Ministério do Meio Ambiente, em parceria com a FAO, demonstraram interesse em apoiar os estados. Nosso objetivo é conseguir dar forma e implantar o Programa em 2010, de forma que a continuidade seja garantida”, informou Gisa.

Luanna Patrícia
Assessoria de Comunicação – Semace