Monitoramento da Semace vistoria últimos postos de serviços e lava-jatos do Ceará

8 de dezembro de 2009 - 14:49

Ontem (7) a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) através do Núcleo de Análise e Monitoramento (Nuam) fiscalizou os últimos postos de serviços e lava-jatos do Ceará para verificar o cumprimento das normas de controle ambiental. A vistoria se deu em 12 postos e quatro lava-jatos localizados nos municípios de Canindé e Paramoti. Agora são 183 cidades fiscalizadas desde julho, totalizando 1360 postos e lava-jatos.

Dos estabelecimentos fiscalizados, quatro foram autuados por apresentarem documentação incompleta. Os documentos observados pelos técnicos da Semace são Alvará de Funcionamento da prefeitura municipal, Certificado de Conformidade do Corpo de Bombeiros e Licença de Operação (LO), fornecida pela superintendência. Outros aspectos que também são levados em consideração para a vistoria nos postos são a presença de canaleta para reter combustível em caso de vazamento; e a construção de suspiros (canos de escape para gases) com mais de 6m de altura e em conformidade com as regras de segurança. Nos lava-jatos é verificada a presença de caixas separadoras de água e óleo.

O Monitoramento de Postos de Serviço e Lava-jatos é feito anualmente pela Semace e visa contribuir para minimizar, com ações de fiscalização, o impacto ambiental destes estabelecimentos. Posteriormente, será realizada coleta de material (água residual) nos lava-jatos de todo o Estado para análise laboratorial.

Luanna Patrícia
Assessoria de Comunicação – Semace