Semace convida para a Campanha Nacional de Limpeza de Praias, Rios, Lagos e Lagoas

4 de dezembro de 2009 - 14:41

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) convida à população de Fortaleza para manhã festiva no Parque do Cocó, no próximo domingo, 6 de dezembro, a partir das 8 horas da manhã. O encontro tem os objetivos de conscientizar a população sobre um cuidado maior com as nossas praias, rios, lagos e lagoas, a necessidade da mudança de hábitos quanto ao descarte de lixo, e a importância da coleta seletiva, como forma de obter um maior aproveitamento dos resíduos que poderão ser destinados a reciclagem.

A Rede Nacional de Educadores Ambientais para os ecossistemas aquáticos, reservou
o ultimo domingo de Novembro para divulgar a importância da preservação e conservação dos recursos hídricos em todo o Brasil, criando assim o Dia Nacional de Limpeza de Praias, Rios, Lagos e Lagoas, durante a ECO-92. A ação da Semace, por meio da Coordenadoria e Extensão de Educação Ambiental (Codam), se iniciou no dia 26 de novembro último, com uma campanha de conscientização para manter as praias limpas, junto às comunidades pesqueiras da Taíba, no município de São Gonçalo do Amarante, e atingirá um total de 18 municípios e suas praias, rios, lagos e lagoas. Também vão ser contemplados a Bica do Ipú e Vila e o Parque Nacional de Jericoacoara, esse último com um mutirão de limpeza programado para os dias 15 e 16 de dezembro.

Em virtude da situação atual, de processo de poluição dos recursos hídricos, provocada pela disposição inadequada de lixo e pelo lançamento de esgoto domiciliar e industrial, e efluentes agrícolas, que exige-se um rápido posicionamento do cidadão, no sentido de reverter o processo de degradação ambiental que se desenvolve de forma crescente. “Temos de nos conscientizar, a natureza não brinca, devolve tudo que jogamos nela. Nossa atitude tem de mudar já”, ressalta a superintendente da Semace Lúcia Texeira, que fará um pronunciamento durante a ação de domingo no Cocó.

Ao tratar os recursos hídricos como bem fundamental de toda a humanidade, e como espaços importantes para o lazer, a Semace e o Conselho de Politicas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), realizam esse evento, para contribuir na mudança de comportamento da sociedade, materializando-se na manutenção de espaços públicos atraentes e saudáveis. “É preciso diagnosticar o descarte do lixo às margens dos recursos hídricos, os comportamentos de consumo, cultura e educação dos moradores locais, das unidades de conservação, assim a educação ambiental fará um plano de trabalho participativo”, diz a Coordenadora de Educação Ambiental Virgínia Adélia.

O evento vai contar com a participação de 50 guardiões mirins da Companhia de Polícia Militar Ambiental (CPMA), 30 escoteiros, Corpo de Bombeiros, do Projeto da melhor Idade Vida Ativa da CPMA, dos alunos do curso de Geografia da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e do professor Eudoro, do Fórum do Lixo, e alunos do curso de gestão ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), da Rádio Comunitária e da Sociedade Habitacional Popular da Aerolândia.

Abaixo segue a programação:

A partir de 8 da manhã – Abertura com a Banda da Policia Militar, execução do Hino do Ceara e Hino Nacional;
Às 8:30 – Apresentação do Coral Verdes Vozes – Semace;
Às 9 da manhã – Pronunciamento das autoridades, Superintendente da Semace, Presidente do Conpam e demais presentes;
Às 9:30 – Apresentação do Grupo Amigos do Teatro – Caucaia, com uma contação de histórias e a encenação da peça Zé Coleta & a Mãe Natureza;
Às 10 da manhã – Atividade física com o Capitão Roberto do Corpo de Bombeiros;
Às 10:30 – Lanche Ecológico

Daniel Herculano – Ascom Semace