Semace participa de planejamento sobre Programa Água Doce

30 de novembro de 2009 - 15:30

Nos dias 26 e 27 de novembro, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) através da Coordenadoria Florestal (Coflo) participou do planejamento de 2010 do programa federal “Água Doce”. A reunião foi realizada em João Pessoa e contou com mais de 70 participantes, sendo representado o Ministério do Meio Ambiente (coordenador do programa), entidades dos estados nordestinos e de Minas Gerais.

Durante o encontro, foram discutidas questões acerca da primeira unidade do programa no Ceará, implantada no município de Russas, que será inaugurada em 11 de dezembro no assentamento Mundo Novo. Previu-se também a construção de uma segunda unidade cearense ainda em fase de estudos para localização.

O Ceará foi representado pela Semace, parceira da ação desde 2007, Secretaria dos Recursos Hídricos, Superintendência de Obras Hidráulicas, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, e Secretaria do Desenvolvimento Agrário. O Programa Água Doce tem por finalidade estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de boa qualidade para o consumo humano. Ele promove a gestão de sistemas de dessalinização ambiental, utilizando os rejeitos do processo dessalinizador para a criação de peixes e irrigação da atriplex (erva-sal) que será utilizada na alimentação de caprinos e bovinos.

Luanna Patrícia
Assessoria de Comunicação – Semace