Semace promove debate com consultores ambientais cadastrados

23 de novembro de 2009 - 15:09

Com a iniciativa de manter um diálogo aberto e gerar proximidade com seus consultores ambientais cadastrados, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) realizou um debate em seu auditório Régia Nântua na última sexta, 20. Mais de 70 consultores comparecem para tratar de temas propostos por eles, como licenciamentos na zona costeira; no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP); processos pendentes pela ação da Polícia Federal (PF); processos nas Unidades de Conservação; prazos de tramitação de processo na Semace;

Estas dúvidas foram esclarecidas pela superintendente Lúcia Teixeira e sua equipe composta por Williams Henrique, coordenador de controle e proteção ambiental (Copam), Arilo Veras, assessor de Padrões, Metodologias e Estudos Ambientais (Aspam) e Breno Carvalho, assessor especial (Asesp). Durante o debate surgiram outros questionamentos, como o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto do Meio Ambiente (EIA/RIMA), Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE), a possibilidade de disponibilizar pela internet a consulta dos processos, entre outras dúvidas.

Odilo Almeida Filho, arquiteto e vice-presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-CE), reagiu com muita satisfação à reunião cotando a atitude como um gesto de maturidade administrativa e política na nova gestão da Semace, ao discutir e construir soluções juntos para melhorar a qualidade do serviço público. “A sociedade precisa é de regras claras para que as coisas fluam melhor. Queremos que seja dado um aparelhamento de pessoal, nível salarial, equipamentos, e consequente fortalecimento da Semace”, destaca Filho.

A Semace e o Fórum de Consultores de Meio Ambiente, através de seu coordenador Ricardo Teóphilo, sócio diretor da INFOambiental, estudam um seminário de capacitação sobre os procedimentos da Semace, bem como critérios técnicos na elaboração dos projetos e estudos ambientais para os empreendimentos e sugestões de sobre a simplificação dos estudos para cada empreendimento específico, com uma análise de caso a caso.

A superintendente da Semace Lúcia Teixeira reforçou a temática de sua gestão, focada na troca de ideias com a sociedade. “Nossa gestão é compartilhada; buscamos sempre atender a todos, e meu gabinete está aberto para quem precisar falar comigo” diz Lúcia Teixeira que estuda uma maneira de descentralizar os licenciamentos, e dar mais capilaridade nas ações da Semace no Interior com escritórios regionalizados.

Daniel Herculano – Ascom Semace