Fábrica de plástico é autuada no Cariri

23 de novembro de 2009 - 15:03

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) através do Núcleo de Monitoramento e Análise (Nuam) emitiu Ato de Constatação à empresa Araruna Plásticos Indústria e Comércio LTDA, localizada no município de Juazeiro do Norte, em virtude de irregularidades observadas em vistoria. O trabalho foi realizado em virtude de denúncias de poluição atmosférica ao Escritório Regional do Crato.

Durante a vistoria, técnicos do Nuam constataram odores característico de verniz e cola, materiais que possuem compostos orgânicos aromáticos prejudiciais à saúde de quem os manipula. Além disso, a fábrica, que possui 13 cabines de pintura, estava com o sistema de controle das emissões atmosféricas (filtro lavador via úmida por impactação) desativado por problemas de manutenção inadequada.

A empresa terá até dia 27 de novembro para cumprir as exigências estabelecidas no Termo de Audiência, obedecendo às normas necessárias do automonitoramento ambiental. Ao final da inspeção, estabeleceu-se que a renovação da Licença de Operação (LO) ficará condicionada a uma nova avaliação. Até lá, a fábrica deverá implantar medidas eficientes de controle da poluição tanto gasosa quanto de resíduos sólidos.

Luanna Patrícia
Assessoria de Comunicação – Semace