Semace embarga lixões no Cariri e matadouro em Brejo Santo

20 de novembro de 2009 - 14:56

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da sua Unidade Regional no Cariri, realizou na quarta, 18, trabalhos de fiscalizações e monitoramento em municípios da região sul do Estado, que resultou nos embargos dos lixões dos municípios de Missão Velha e Brejo Santo, onde no último também foi embargado seu Matadouro Público.

Os resíduos sólidos de Missão Velha estavam sendo dispostos inadequadamente em uma área de aproximadamente três hectares, na localidade denominada Sítio Baixa do Quaresma. Esse novo local é utilizado pelo município para a disposição dos seus detritos, mas não teve qualquer projeto apresentado junto a Semace. Já a área anteriormente utilizada como lixão foi abandonada, sem nenhum trabalho de recuperação da área degradada.

Em Brejo Santo, o lixo estava sendo depositado a céu aberto, inclusive os resíduos de serviço de saúde (RSS), além de queima, presença de animais de abate (bovinos) e catadores. Tais irregularidades já haviam sido denunciadas pela população ao Ministério Público Estadual, que por sua vez encaminhou à Semace que vistoriou o local. Na mesma cidade foi autuado e embargado o Matadouro Público por está operando sem o licenciamento ambiental e sem as mínimas condições sanitárias que a atividade requer.

Ambos os municípios, deverão enviar representante legal à Semace, a fim de prestarem esclarecimentos e firmarem em audiências onde será estipulado a adoção de medidas e prazos para as irregularidades contatadas.

Daniel Herculano – Ascom Semace