Semace doa mil mudas para zerar emissões de carbono em Guaramiranga

4 de novembro de 2009 - 14:15

Na Serra de Baturité, durante os dias 30 e 31 de outubro e 01 de novembro, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), doou mil mudas para zerar as emissões de carbono durante a realização da I Oktoberfest 2009 de Guaramiranga. Um plano de ações que envolveu educação ambiental, cultura e ações de preservação do meio ambiente, foi promovido através da Coordenadoria Florestal (Coflo) e da Coordenadoria de Extensão e Educação Ambiental (Codam).

Na sexta-feira, 30, técnicos e educadores ambientais ministraram uma palestra sobre a coleta seletiva para os colaboradores e produtores do evento, onde mais tarde viria a ser essencial para praticar ações de coleta seletiva e orientação ao público presente na Oktoberfest. À tarde foi realizada uma Blitz Ambiental Educativa no posto da CPRV, na CE-065 (saída de Aracoiaba), com doações de mudas, material educativo e sacolas veiculares, com o intuito de conscientizar os motoristas a não jogar lixo nas estradas nem tampouco nas ruas e vias do município.

O Momento Carbono Zero (Carbon Free) aconteceu no sábado (31) com a doação de 500 mudas (entre nativas e frutíferas) à Prefeitura de Guaramiranga na figura do prefeito Luís Viana. A ação teve a participação dos secretários do município, do Senac, com a presença da gerente Maggaly Costa Ribeiro, do professor Danilo Costa Melo e os jovens do curso Noções de Conservação Ambiental e comunidade local.

Em seguida foi realizado o reflorestamento em área cedida pelo Sr. Arnoldo Studart e a Sra. Lais Studart, que emocionados agradeceram à Semace pelo trabalho que desenvolve na região. “É de suma importância para o meio ambiente”, disse a Sra. Lais. Já Dr. Arnoldo completou que “por sermos nativos da região é emocionante saber que ainda tem pessoas trabalhando para o nosso bem estar”.

Na manhã de domingo, (1), uma ação dupla, que envolveu educação e preservação ambiental. Uma Oficina de Papel Reciclado e na sequência um reflorestamento com a participação de crianças e jovens locais, o qual cada uma delas adotou um muda e deram seu nome a mesma, como incentivo ao cultivo e a preservação permanente de nossas árvores.

Nos três dias de festival a Semace esteve presente com um stand institucional, para divulgar seu trabalho na Apa da Serra de Baturité, com orientação sobre reflorestamento, dicas de plantio das mudas, ações de incentivo ao público local e flutuante sobre o projeto adote uma árvores, plantão ambiental, educação ambiental e informações gerais sobre a Semace. A equipe também fez um trabalho de abordagem ao público presente para a sensibilizar à preservação do meio ambiente e educação quanto ao uso dos coletores de coleta seletiva não apenas no evento, mas continuamente. Participaram da ação a engenheira florestal Maria da Conceição Costa, com a Gerente da Apa da Serra de Baturité Carmem Sílvia, educadora ambiental Mara Lopes que falou sobre coleta seletiva e os colaboradores Karícia Cunha, Ana Camila e Santos Junior.

A Semace contabilizou um total de mil mudas de árvores entre frutíferas (limão, cajueiro bravo, azeitona preta, graviola e jambo) e nativas (ypê amarelo, abricó do Pará, urucum, sabiá tiúba, angico, podói, ingazeira e imbiriba) distribuídas nas ações de blitzes educativas, em seu stand institucional dentro do evento e para a Prefeitura de Guaramiranga, para ações de reflorestamento e arborização em pontos pré-determinados na cidade, e com uma ação sócio ambiental que zerou as emissões de carbono durante os três dias de Oktoberfest a partir do plantio de mudas em Guaramiranga.

Daniel Herculano – Ascom – Semace