Comissão de Ética da Semace

3 de novembro de 2009 - 14:06

Hoje (3) foi realizada reunião sobre Ética no Serviço Público, no auditório Régia Nântua, da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). Na ocasião, a superintendente Lúcia Teixeira lançou a proposta de criação de uma Comissão de Ética para o órgão. O objetivo deste grupo é trabalhar de forma pedagógica a ética no serviço público, promovendo debates e cursos que potencializem a todos os colaboradores da Semace um maior aprofundamento do tema, trazendo para o dia a dia os conhecimentos adquiridos.

Para que o processo de escolha dos membros da comissão seja realizado de forma democrática e transparente, haverá uma votação, em data a ser definida, que escolherá 3 (três) funcionários da Semace para a formação do grupo. Por enquanto, os aspirantes poderão informar via e-mail o interesse em participar da comissão.

Durante o encontro, a superintendente ressaltou que o ser humano possui o livre-arbítrio para escolher entre atitudes éticas e não éticas. Para ela, a ética não se encontra na esfera da legalidade e, portanto, permite às pessoas acolhê-la ou não em suas decisões, tendo como base a criticidade de suas ações. “Essa reflexão crítica é o que faz a gente ser diferente dos animais”, afirmou.

Luanna Patrícia
Assessoria de Comunicação – Semace