Dados da Semace são utilizados em estudos acadêmicos

30 de outubro de 2009 - 12:44

No último dia 27, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) participou da apresentação do I Workshop Sobre Metas e Indicadores Ambientais realizado no auditório da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). Na ocasião foram expostos diversos estudos sobre a degradação de alguns pontos dos rios Cocó e Maranguapinho.

Os resultados são fruto de trabalho desenvolvido pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) em parceria com a Cagece e com apoio de dados coletados no Núcleo de Análise e Monitoramento (Nuam) da Semace. O objetivo é auxiliar na execução de investimentos de esgotamento sanitário na capital cearense.

Os estudos observaram a qualidade das águas avaliando seus aspectos químicos, físicos e bacteriológicos em pontos distintos. Nas amostragens foram analisados fatores como: temperatura, turbidez, pH, coliformes termotolerantes, fosfato, nitrogênio, clorofila etc. Também foi dado destaque a vazão das galerias pluviais em toda a orla.

Alguns dos locais de coleta apresentaram águas eutrofizadas (com excesso de matéria orgânica, o que propicia a reprodução desarmônica de plantas aquáticas) e /ou poluídas. Nas análises foram determinadas o Índice de Qualidade das Águas (IQA) e o Índice de Estado Trófico (IET), além do Índice de Qualificação Anual das Praias (IQAP), que utiliza dados da Semace.

Neste último foram abordados 21 pontos dos 31 que a superintendência vistoria sistematicamente. O trabalho, realizado com base em aspectos coletados de 2006 a 2009, apontou para uma redução de 3% da concentração média de coliformes termotolerantes nas praias do Estado.

Luanna Patrícia
Assessoria de Comunicação – Semace