Relação água e homem passou por documentação fotográfica em Tauá

28 de outubro de 2009 - 12:37

A equipe do projeto “Água pra que te quero!” esteve, no período de 24 a 27 de outubro, no município de Tauá, no Sertão dos Inhamuns, para dar continuidade à documentação fotográfica da bacia hidrográfica do Alto Jaguaribe. O objetivo é analisar a relação entre água e homem, verificando o contraponto entre práticas positivas e negativas do uso da água no cotidiano urbano e rural.

Além do trabalho fotográfico realizado todos os dias, na terça-feira, 27, no auditório da Câmara Municipal de Tauá, aconteceu uma ação cultural com a participação de alunos de escolas públicas, integrantes do Projovem Tauaense, Prefeitura Municipal e sociedade civil. Na oportunidade, foi feita uma “exposição varal” com fotos de outros municípios já visitados, como Banabuiú, Quixadá, Boa Viagem e Monsenhor Tabosa, pertencentes à bacia do Banabuiú, e Arneiroz, da bacia do Alto Jaguaribe.

Junto à ação, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Coordenadoria de Extensão e Educação Ambiental (Codam), ministrou uma palestra educativa no tocante à preservação ambiental e ao uso sustentável da água. A técnica Edilene Queiroz falou dos problemas ocasionados pela disposição inadequada do lixo em rios, açudes, lagos e lagoas, e do tempo de decomposição desses materiais. Edilene deu dicas de como ter uma convivência harmoniosa entre homem e natureza.

Titular da Superintendência de Meio Ambiente de Tauá (Supermata), Dolores Feitosa esteve representando a Prefeitura Municipal e ressaltou o papel de casa um na contenção do desperdício da água. “Temos que nos programar para economizar. Se em Tauá todos economizassem um copo de água por dia, imagine a quantidade que seria economizada”, concluiu.

Na ocasião, Nívia Uchôa, fotógrafa e idealizadora do projeto, falou o que é o “Água pra que te quero!” e comentou sobre a situação que encontrou em Tauá. “Aqui, notei que há uma diminuição da poluição das águas, porém, ainda existe muito problema. Não acho que seja uma questão de educação, mas sim de costume. Eles foram acostumados a viver naquele universo e permanecem. É mais fácil para eles”, enfatizou.

A próxima viagem do projeto será para Salitre, entre os dias 6 e 10 de novembro, restando apenas Orós para concluir a bacia do Alto Jaguaribe. Durante o mês de dezembro, a equipe estará em Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha e Brejo Santo, onde fará a documentação da bacia do Salgado. Esse trabalho acarretará na produção de um livro, que trará, além das fotos, alguns textos com uma linguagem bem popular e dados estatísticos, para ser distribuído em escolas, bibliotecas, centros culturais e outros locais que a população possa ter fácil acesso.

O “Água pra que te quero!” é uma realização da Poesia da Luz, com a consultoria da AnimaCult, apoio da Expresso Guanabara, apoio cultural do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria Estadual da Cultura, através da lei nº. 13.811 de 16 de agosto de 2006 (do edital Mecenas), apoio institucional da Semace e agradecimento à Companhia Energética do Ceará (Coelce).

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação – Semace