Semace realiza ações de fiscalização em operação no município de Umirim

19 de outubro de 2009 - 09:59

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) participou da Diretriz Operacional nº 041 realizada no município de Umirim pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) nos dias 16, 17 e 18 de outubro. Na ocasião, foi realizado um trabalho integrado com órgãos de segurança e fiscalização a fim de averiguar denúncias referentes à poluição sonora, ao trânsito, dentre outros.

A atuação da Semace no evento comportou três ações de fiscalização (blitze) realizadas por duas equipes da Coordenadoria de Controle e Proteção Ambiental (Copam), divididas entre o Núcleo de Controle Ambiental (Nucam) e o Núcleo de Análise e Monitoramento (Nuam); e da Coordenadoria Florestal (Coflo).

Logo na sexta-feira (16), a Semace promoveu a blitz de combate à poluição sonora através do Nucam; e a vistoria de caminhões para verificação do Documento de Origem Florestal (DofCE) das cargas de madeira, por meio da Coflo. Ambas ações foram realizadas no período noturno, sendo a primeira delas acompanhada pela Companhia de Polícia Militar Ambiental (CPMA) nos distritos de Castoré e São Joaquim. A observância do DofCE aconteceu no posto de fiscalização fixo do Comando de Policiamento Rodoviário (CPRV). No sábado, as ações tiveram início ainda no período da tarde se estendendo também pela noite, juntamente com a distribuição de material educativo e sacolas veiculares. Neste dia houve um auto de constatação para um caminhão que continha vários tipos de madeira, diferentemente do que constava no DofCE.

No domingo, além das blitze anteriores, o Nuam/Semace promoveu a blitz “Fumaça Negra”, a qual objetiva fiscalizar e combater a emissão de gases poluentes provenientes dos escapamentos dos veículos movidos a diesel. Ao todo foram vistoriados 44 carros, entre particulares, caminhões, ônibus e topics.

Além da Semace participaram da Diretriz Operacional nº 041 o Departamento de Trânsito do Ceará (Detran-CE) e Polícia Militar, englobando o Comando de Policiamento Rodoviário (CPRV), Companhia de Polícia Militar Ambiental (CPMA), Policiamento Ostensivo Geral (POG), Comando Tático Motorizado (Cotam) e Corpo de Bombeiros (CPMCE).

Luanna Patrícia
Assessoria de Comunicação – Semace