Semace percorre a Bacia do Coreaú para identificação de pontos de coleta para análise da água

19 de outubro de 2009 - 09:55

Durante uma semana, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) através do Núcleo de Análise e Monitoramento (Nuam) percorreu a Bacia do Rio Coreaú para a identificação de pontos de coleta. O trabalho faz parte do Programa de Monitoramento Ambiental das Águas Superficiais dos Principais Rios do Estado do Ceará e seus Afluentes. O objetivo é marcar locais que servirão de base para a análise da qualidade dos recursos hídricos do Estado do Ceará.

Os pontos são devidamente georeferenciados e fotografados para facilitar o trabalho dos técnicos que irão fazer as coletas semestralmente. Ao todo, foram marcados cinco pontos na Bacia do Coreaú, estando localizados um no açude de Martinópolis, dois no município de Granja, um em Moraújo e um no distrito de Campanário, em Uruoca. No decorrer do percurso também foram vistoriados o açude do Poço Verde, em Itapipoca, que faz parte da Bacia do Litoral; e o açude Jaburu, em Tianguá, o qual pertence a Bacia do Parnaíba.

No decorrer do monitoramento, os técnicos do Nuam entrevistam os moradores e representantes locais para averiguar os possíveis impactos sofridos pelo recurso hídrico no local, sejam lançamentos de efluentes, poluição por resíduos sólidos, dentre outros aspectos. Todas as informações coletadas são registradas para o acompanhamento de estudos na região. A próxima Bacia a ser visitada para marcação será a do Parnaíba, findando a identificação pontos de coleta.

O Programa de Monitoramento Ambiental das Águas Superficiais dos Principais Rios do Estado do Ceará e seus Afluentes, ganhou este ano um considerável aumento na especificação de pontos. Passou-se de 48 para cerca de 100 os locais escolhidos para coleta e análise laboratorial das águas cearenses. Isso traz ao trabalho da Semace resultados mais precisos e consistentes nos seus estudos físico, químico e bacteriológico.

Luanna Patrícia
Assessoria de Comunicação – Semace