“Água pra que te quero!” dá continuidade à sua documentação fotográfica e conscientização ambiental

16 de outubro de 2009 - 09:55

Após concluir o trabalho na bacia hidrográfica do Banabuiú, o projeto “Água pra que te quero!” parte para a segunda bacia a ser visitada por sua equipe, a do Alto Jaguaribe. No período de 16 a 20 de outubro, o município de Arneiroz, no Sertão dos Inhamuns, passará por uma documentação fotográfica da água e sua relação com a população local, num contraponto entre práticas positivas e negativas do uso da água no cotidiano urbano e rural, além da busca pela sensibilização da sociedade sobre a importância da preservação de nossas nascentes como fonte de vida para as futuras gerações.

Nos quatro municípios visitados na bacia do Banabuiú – Quixadá, Banabuiú, Boa Viagem e Monsenhor Tabosa – a equipe do projeto aplicou 105 questionários junto à população, sendo 11 na zona urbana e 94 na rural. Desse total, 43 responderam não possuir água encanada em casa e 62 confirmaram que possuem. Segundo a produtora do “Água pra que te quero!”, Cris do Vale, “as famílias, comunidades e população em geral reconhecem a importância da água, contudo, poucos têm consciência sobre ações do cotidiano consideradas como desperdício. Eles se mostraram sensíveis à questão da água, mesmo sem saber exatamente o que pode ser feito. Demonstraram interesse em colaborar com o uso racional da água na comunidade, desde que sejam orientados”, disse.

Além do desperdício da água, a equipe do projeto constatou outras práticas negativas, como descarte de lixo, desmatamento e queimadas da mata ciliar para o roçado, retirada de areia para construção civil e lavagem de transportes, roupas e animais em açudes, nascentes, mananciais e barragens. Mas algumas práticas positivas também foram constatadas, a exemplo da utilização da técnica de cultivo com uso racional da água, que vem mudando a realidade de muitas comunidades rurais com essa prática sustentável e produtiva no campo.

É pensando nessa conscientização que uma equipe de educadores ambientais da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) está acompanhando o projeto nos municípios. Na oportunidade, os técnicos ministram palestras, contam histórias e distribuem materiais educativos que abordam a melhor forma de preservar não só os nossos recursos hídricos, bem como o meio ambiente. O projeto “Água pra que te quero!” promove, também, ações de animação cultural, exposição fotográfica em varal e uma caminhada fotográfica nos municípios participantes.

Depois de Arneiroz, as equipes irão a Tauá, Salitre e Orós, pertencentes à bacia do Alto Jaguaribe, e em seguida a Juazeiro do Norte, Barbalha, Crato e Brejo Santo, que fazem parte da bacia do Salgado. Após terminada as visitas aos municípios, toda a documentação acarretará na produção de um livro, que trará, além das fotos, alguns textos com uma linguagem bem popular e dados estatísticos, revela Nívia Uchôa, idealizadora e fotógrafa do projeto.

O Água Pra Que Te Quero! é uma realização da Poesia da Luz, com a consultoria da AnimaCult, apoio da Expresso Guanabara, apoio cultural do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria Estadual da Cultura, pela lei nº. 13.811 de 16 de agosto de 2006 (do edital Mecenas), apoio institucional da Semace e agradecimento à Companhia Energética do Ceará (Coelce).

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação – Semace