Pesca da lagosta e do camarão é tema de audiência na Assembleia Legislativa

8 de outubro de 2009 - 16:50

Nesta quarta-feira, 07, foi realizada uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará para discutir a situação da pesca da lagosta no município de Icapuí e dos pescadores artesanais de camarão da praia da Quixaba, em Aracati. O encontro aconteceu no Complexo das Comissões Técnicas da AL, nos auditórios Deputado Manoel de Castro e Deputado Castelo de Castro, através de requerimento do deputado estadual Dedé Teixeira (PT).

O problema está sendo ocasionado pelo motivo de alguns pescadores utilizarem compressores e outros agirem de forma artesanal. Os pescadores artesanais alegam que são prejudicados por quem pesca com compressor, pois o mesmo agride ao meio ambiente e não usa o recurso natural de forma sustentável. Segundo o autor do requerimento, essa questão envolve tanto o lado socioambiental como o econômico. “A ideia é que a gente junte os dois lados para que não tenham mais conflitos. Nós precisamos preservar a lagosta”, disse.

Para Raimundo Félix, presidente da Associação dos Pescadores do Ceará, a situação chegou no limite. “Nós temos visto que a produção na pesca artesanal caiu mais de 80%. A pesca está totalmente acabada. Têm pessoas que passaram a pescar de uma maneira que beneficia apenas o seu lucro, atrapalhando os demais. É preciso que os lados cheguem a um consenso, pois todos são pais de família”, enfatizou.

Estiveram presentes, também, à audiência representantes da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama), Companhia de Polícia Militar Ambiental, Ordem dos Advogados do Brasil, Marinha Brasileira, Superintendência de Pesca e Aquicultura do Ceará, Laboratório de Ciências do Mar (Labomar), deputados estaduais, associações e colônias de pescadores.

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação – Semace