Pontos da Bacia do Acaraú e do Litoral serão marcados para análise

6 de outubro de 2009 - 16:41

A partir de hoje (6) até sexta-feira (9) a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) através do Núcleo de Análise do Meio Ambiente (Nuam/Copam) fará inspeção em localidades da Bacia do Acaraú e Bacia do Litoral para identificação de pontos estratégicos dos quais serão retiradas amostras para análise físico, química e bacteriológica. O objetivo principal é enfocar aspectos físicos, químicos e biológicos da água, estabelecendo relações entre o processo de degradação dos rios e suas influências sobre as características limnológicas.

Os pontos são escolhidos de acordo com a representatividade do rio, levando em consideração o lançamento de efluentes (domésticos e industriais) sem tratamento no local, o nível de balneabilidade da água, dentre outros aspectos. Na Bacia do Acaraú, a equipe da Semace percorrerá os municípios de Bela Cruz, Santana do Acaraú, Sobral e Groaíras. Já na Bacia do Litoral os ponto serão marcados nas cidades de Itapipoca e Tururu. Na ocasião serão utilizados aparelhos de GPS e máquinas fotográficas para registrar os locais visitados, além de levantadas informações com a população local.

O trabalho faz parte do Programa de Monitoramento Ambiental das Águas Superficiais dos Principais Rios do Estado do Ceará e seus Afluentes, que pretende identificar cerca de 100 pontos para análise. Para a próxima semana, que vai de 13 a 16 de outubro, está previsto o monitoramento da Bacia do Coreaú.

Luanna Patrícia
Assessoria de Comunicação – Semace