Semace promove blitze de combate a poluição sonora em Canindé

2 de outubro de 2009 - 16:32

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio do Núcleo de Controle Ambiental (Nucam) e da Coordenadoria de Extensão e Educação Ambiental (Codam), está realizando, desde 29 de setembro até hoje (2), no município de Canindé, localizado a 115 quilômetros de Fortaleza, blitze educativas no tocante a poluição sonora promovida por “paredões de som”. O trabalho conta com a parceria da Companhia de Polícia Militar Ambiental (CPMA) e Prefeitura Municipal de Canindé.

Na oportunidade, as equipes fazem um trabalho de conscientização junto aos infratores. É auferido o nível de decibéis emitidos pelos equipamentos de som; em caso de irregularidade, não ocasiona um Auto de Infração, mas sim em um trabalho de educação ambiental. Além disso, a Semace está distribuindo sacolas veiculares para o acondicionamento correto do lixo e materiais educativos, que abordam os temas Poluição Sonora e o papel desta autarquia na sociedade.

A poluição sonora pode trazer diversos malefícios ao ser humano, dentre eles: insônia; estresse; depressão; agressividade; perda de audição, concentração e memória; dores de cabeça; aumento da pressão arterial; cansaço; gastrite e úlcera; queda de rendimento escolar e no trabalho
e surdez.

Fhilipe Augusto