Praia Limpa em dose dupla: Mundaú e Presídio

25 de setembro de 2009 - 15:57

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Coordenadoria de Extensão e Educação Ambiental (Codam), promoverá no próximo domingo (26) mais uma edição do Programa Praia Limpa. Desta vez, a ação será realizada em dois municípios simultaneamente, na praia de Mundaú, no Trairi, e praia do Presídio, em Aquiraz. O objetivo é conscientizar as pessoas dos diversos segmentos sociais em manter nossas praias limpas e preservadas.

Em ambas localidades serão distribuídas sacolas veiculares para o acondicionamento correto do lixo no interior dos automóveis e sacos plásticos para que os frequentadores das praias guardem os resíduos sólidos produzidos no local adequadamente. Técnicos da Semace receberão o lixo recolhido, que será trocado por camisetas, bonés e quebra-sol para carros e material educativo que aborda o tema da coleta seletiva.

Na praia do Presídio, o Praia Limpa será realizado com o apoio da Escola Municipal Luís Eduardo Studart Gomes, que encaminhou 40 jovens para uma capacitação voluntária da Semace durante a semana compreendida entre o dia 22 e 25. Além dessa ação, a Semace dialogou com hotéis, empresários, funcionários e outros estudantes locais para implantar um programa de coleta seletiva no Presídio. No decorrer da semana, foram realizadas palestras e seminários para conscientização do público-alvo acerca do trato com o meio ambiente. Todo esse trabalho desenvolvido culminará no Praia Limpa de domingo, e o material recolhido será enviado ao Centro de Triagem de Aquiraz, para ser revertido em ações sociais da própria cidade.

Já a ação no Trairi será realizada durante a sexta edição do Circuito de Velas da Praia de Mundaú, evento organizado pela Associação Comunitária de Promoção e Desenvolvimento Artístico Cultural Sócio-Desportivo e Humano-Ambiental de Mundaú (Aprodart) e Associação dos Pescadores do Município de Trairi (Apesmut). No domingo 60 embarcações vão ao mar com velas ilustradas com desenhos sobre temas ecológicos, elaboradas pelos alunos das escolas públicas municipais, por sugestão da Semace e da ONG “Não Rio sem meu Rio”. As ilustrações não escolhidas para as velas serão expostas no Espaço Cultural de Mundaú. Durante o Praia Limpa, a Semace contará com o apoio do Grupo de Escoteiros e Associação Ambiental e Cultural do Mundaú (AACM). Todos resíduos sólidos recolhidos terão o valor de sua venda destinada aos programas sociais da AACM.

O programa Praia Limpa é um projeto permanente da Semace, e visa melhorar as condições de limpeza das praias cearenses, notadamente das faixas de areia prejudicadas pela constante disposição de resíduos sólidos. A campanha de cunho educativo contribui também com a conservação dos espaços urbanos, através de um trabalho coletivo de limpeza dos logradouros públicos, levando a população a adotar novas posturas em prol da qualidade de vida.

Daniel Herculano e Luanna Patrícia