Disque Natureza atende a qualquer tipo de denúncia ambiental no Ceará

24 de setembro de 2009 - 15:58

24/09/2009

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) possui um canal de comunicação voltado para a denúncia contra crimes ambientais ocorridos em nosso Estado, ele funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h. É o Disque Natureza, através do número 0800-275-2233. A ligação é gratuita e pode ser feita de forma sigilosa, sem que o denunciante se exponha.O sistema é simples. Ao receber a denúncia, é gerado um nº de protocolo no sistema e, em seguida, o fato é repassado para a pauta de trabalho da equipe da Coordenadoria de Controle e Proteção Ambiental (Copam) da Semace que está de plantão, composta por dois técnicos e um motorista. Em seguida, é feita a verificação se há ou não veracidade na denúncia.Em caso de ser constatada a irregularidade, o agressor é notificado e intimado a comparecer à sede da Semace em um prazo de dez dias para justificar e/ou regularizar sua situação perante esta autarquia. Porém, se o responsável não se apresentar, a situação será encaminhada à Procuradoria Jurídica do órgão para que as providências cabíveis sejam tomadas.

No último mês de agosto, o Disque Natureza recebeu e atendeu 118 ocasiões ao todo. A ação mais corriqueira foi por degradação ambiental, com 93 chamadas. Seguido por poluição atmosférica com 16, poluição sonora com seis e poluição hídrica com três.

Titular da Ouvidoria da Semace Socorro Teixeira é quem coordena, tanto o Disque Natureza, quanto o Call Center, que atende no telefone 3101-5580, para tirar dúvidas sobre o trabalho da superintendência, além de também receber denúncias. A ouvidora explica que trabalha sempre o contexto de melhorar a imagem do orgão, e ressalta “recebo, examino e encaminho as sugestões, reclamações e denúncias referentes a procedimentos e ações dos departamentos para os setores competentes”. Complementa ainda que sua competência exige “ampliar e manter canais de comunicação entre os funcionários e a superintendente, e ainda entre a sociedade e a Semace”.

Daniel Herculano e Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação – Semace