Semace realiza Operação Viva Jericoacoara

21 de setembro de 2009 - 16:19

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (SEMACE) coordenou, no período de 14 a 18 de setembro, uma força-tarefa para fiscalizar ligações clandestinas de esgoto na Vila de Jericoacoara. A operação contou com a participação efetiva da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Companhia de Polícia Militar Ambiental CPMA e Vigilância Sanitária da Prefeitura Municipal de Jijoca de Jericoacoara, e com apoio do Conselho Comunitário de Jericoacoara.

Na operação foram detectados e destruídos canos e esgotos clandestinos, que mesmo com o sistema de esgotamento sanitário ainda sem operar, parte dos empreendimentos lançavam seus efluentes através da construção inacabada, causando assim extravasamento nas ruas e na praia. Outros que estavam canalizando efluentes diretamente para o mar. Conforme informação oficial da Cagece, a estação de tratamento de esgoto de Jericoacoara estará em fase de testes no próximo mês de outubro, com a previsão de entrega para novembro de 2009.

Nos quatro primeiros dias, foram vistoriadas as caixas de visita das propriedades e cerca de 100 estabelecimentos, sem conseguir identificar as ligações clandestinas. Mas devido as denúncias da população da praia de Jericoacoara – em busca do seu bem estar e preocupado com a preservação do meio ambiente – no última dia 18 a Semace descobriu onde estava a ação ilegal. Através de uma mangueira interligada a uma bomba, o esgoto era lançado diretamente para os canos em construção, próximo ao mar, preferencialmente durante a noite e sem deixar vestígios. Com o intuito de verificar se havia canalização para o mar, foi aberta uma vala escavada com um trator na praia para chegar aos canos, operação essa realizada com sucesso.

A ação conjunta localizou e retirou ligações irregulares ou clandestinas de esgoto, e ainda autuou os proprietários dos estabelecimentos que mantinham canalizações irregulares, lançando esgoto e poluindo a praia. Na oportunidade, ainda foram autuadas todas as lavanderias, com o objetivo de que realizem a regularização da licença ambiental de operação, onde deverão controlar o lançamento de seus efluentes adequando as normas e regulamentos previstos na legislação ambiental.

A força-tarefa procurou também orientar os proprietários de caminhões limpa fossas no intuito de sensibilizá-los para que façam o manejo adequado quando do esgotamento das fossas e lançamento em local apropriado, no caso a estação de tratamento de esgoto de Jijoca.

Na oportunidade, a Senadora Patrícia Saboya, que estava em Jericoacoara, acompanhou a operação com muita atenção e disse estar muito feliz pelo trabalho que está sendo desenvolvido em Jericoacoara. “Parabenizo a Semace e as instituições que estão trabalhando para cuidar do lugar que eu considero o mais bonito do mundo” declarou.

Ao final da operação foi realizada uma reunião de avaliação, onde a população expressou grande satisfação com todas as instituições envolvidas e consideraram a ação um sucesso. A Superintendente da Semace, Lúcia Teixeira disse que “operações como essa valorizam nosso trabalho de uma forma completa, pois numa mesma ação conseguimos educar, instruir, fiscalizar, detectar e acabar com ligações ilegais”.

Daniel Herculano
Assessoria de Comunicação – Semace